Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24656
Título: Sistema Kappa-Carragena/Polifosfato reticulado por bentonita para fertilização inteligente
Autor(es): Silva Junior, Francisco Welio Firmino da
Palavras-chave: Carragena
Fertilização
Argilominerais
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O desenvolvimento antrópico trouxe em conjunto a agricultura, uma das atividades mais antigas feita pelos seres humanos que cresce até os dias atuais. Com o passar do tempo a quantidade e qualidade dos alimentos produzidos pela agricultura, precisaram melhorar, assim, fertilizantes que sejam capazes de manter a demanda nutricional da planta vem sendo alvo de pesquisas. Os fertilizantes são compostos orgânicos, inorgânicos ou híbridos, que são capazes de fornecer nutrientes para as plantas. O uso destes compostos enriquece a terra de nutrientes, que por sua vez em excesso, não serão absorvidos pela a planta, ficando depositados na terra ou sendo levados para mananciais por fatores externos, causando problemas como a eutrofização. As argilas vêm sendo estudada devido a sua capacidade de trocar íons com o meio no qual se encontra, o que pode ajudar no combate a contaminação do solo e fornecimento de compostos que alimentem a planta. Utilizando a -Carragena para formar um gel que irá unir os compostos, Bentonita sódica, Hexametapolifosfato de sódio, Cloreto de Potássio. Fazendo medidas de impedância dos géis para avaliar as zonas de relaxação dielétrica e suas medidas de condutividade, para auxílio nas trocas iônicas e transporte de cargas no sistema.
Descrição: SILVA JUNIOR, F. W. F. da. Sistema Kappa-Carragena/Polifosfato reticulado por bentonita para fertilização inteligente. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24656
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Welio Firmino da Silva Junior.pdfPDF - Francisco Welio Firmino da Silva Junior1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.