Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24665
Título: Atividade antifúngica da fração n-butanol do extrato de Sideroxylon obtusifolium T. D. Penn sobre espécies do gênero Candida: Perfil fitoquímico
Autor(es): Melo, Andressa Martins de Araújo
Palavras-chave: Plantas medicinais
Sideroxylon obtusifolium
Antifúngicos
Candida
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antifúngica da fração n-butanol do extrato de folhas de Sideroxylon obtusifolium T. D. Pen sobre Candida ssp, bem como determinar o perfil fitoquímico. Tratou-se de um estudo laboratorial experimental in vitro. As folhas de Sideroxylon obtusifolium foram coletadas em Maio de 2018, na região do semiárido nordestino, zona rural do município de Campina Grande, Estado da Paraíba, Brasil. Em seguida, submetidas à secagem em estufa de ar circulante a 40°C. O método de extração utilizado foi a maceração exaustiva. O extrato foi evaporado em rotaevaporador e em seguida liofilizado. Posteriormente, foi feita extração líquido líquido com a finalidade de se obter a fração n-butanol do extrato bruto. O perfil fitoquímico da fração n-butanol foi determinado por meio da screening qualitativo. Foram utilizadas cepas American Type Culture Collection (ATCC) provenientes da Fundação Oswaldo Cruz, sendo estas Candida albicans (ATCC 10231), Candida glabrata (ATCC 90030), Candida tropicalis (ATCC 750). A avaliação da atividade antifúngica do extrato foi determinada por meio da Concentração Inibitória Mínima e Concentração Fungicida Mínima. Por meio do screening fitoquímico da fração n butanol foram identificados compostos bioativos como flavonoides, alcaloides, esteroides e triterpenos. Por meio A fração do extrato demonstrou potencial antimicrobiano ativo sobre o crescimento de Candida ssp testadas, com ação fungistática sobre C. albicans e C. glabrata, e fungicida sobre C. tropicalis. A fração n butanol do extrato de S. obtusifolium apresentou resultados promissores, sugerindo a realização de mais análises para uma futura indicação e utilização na clínica odontológica como forma de terapêutica antifúngica alternativa.
Descrição: MELO, A. M. de A. Atividade antifúngica da fração n-butanol do extrato de Sideroxylon obtusifolium T. D. Penn sobre espécies do gênero Candida: Perfil fitoquímico. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24665
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Martins de Araújo Melo.pdfPDF - Andressa Martins de Araújo Melo1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.