Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24670
Título: Impasses atuais: As (im)possibilidades ao viver no século XXI
Autor(es): Sousa, Viviane Virgínia da Silva
Palavras-chave: Sujeito
Psicanálise
Pós-modernidade
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Esse artigo tem como proposta a discussão e a análise do desdobramento das modificações ocorridas no meio social a partir da modernidade para fazer reflexões sobre a questionada “pós-modernidade”e seus reflexos sobre a subjetivação do sujeito contemporâneo. Em razão das diversas formas de saber compartilhadas em sociedade, de acordo com os diferentes períodos da história, podemos apontar para as inúmeras formas de configurações da subjetivação, à vista que o sujeito se estabelece na relação com o Outro, em suas particularidades.Para isso, são visitadas algumas teorias de base sociológica, em conversação com a teoria psicanalítica, considerando que o sujeito e sociedade se compõe e acontecem em conjunto. É importante acentuar que, com esse artigo, não se pretende esgotar o assunto, porém pontuar considerações acerca do tema que ilustrem esses processos, visitando alguns autores que objetivamapontar elementos que ajudem na contemplação das propostas teóricas. Em um segundo momento, se propõe um olhar em volta do sujeito, da estruturação do inconsciente através da linguagem e os possíveis movimentos, considerando aquilo que o circunda na contemporaneidade, assim como pontuando possíveis mudanças sintomáticas, de modo de gozo, e de fazer laço socialPor fim, pretende-se apresentar a psicanálise enquanto uma possibilidade de estar no mundo, relacionando-se com o saber. Teoria e prática que operam através do amor transferencial como método de estabelecimento dessa relação, para que seja possível os desdobramentos dos discursos, no sentido de uma orientação perante os registros Simbólico, Imaginário e Real, que produza nos sujeitos que a experimentam tocas sintomáticas menos devastadoras e laços sociais mais consistentes.
Descrição: SOUSA, V. V. da S. Impasses atuais: As (im)possibilidades ao viver no século XXI. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24670
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Virgínia da Silva Sousa.pdfPDF - Viviane Virgínia da Silva Sousa604.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.