Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24672
Título: Percepções sobre automutilação a partir de discursos de pais e adolescentes
Autor(es): Santos, Amanda Sabrina Bezerra dos
Palavras-chave: Automutilação
Adolescentes
Família
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: A automutilação é definida como uma agressão consciente, direta ao próprio corpo, na qual tem-se o intuito de obter alívio de um sofrimento psíquico, por meio da dor física, sendo na maioria das vezes sem intenção suicida. O objetivo do estudo foi compreender o fenômeno da automutilação a partir de discursos de pais de adolescentes. A metodologia utilizada foi a realização de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, buscando descrever o fenômeno da automutilação por meio da análise de dados narrativos. A pesquisa foi realizada com 10 pais de adolescentes, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário online composto por questões sociodemográficas e um questionário semiestruturado contendo perguntas para norteamento da entrevista a ser realizada com os participantes. Para realizar a análise dos dados foi utilizada a técnica do DSC (Discurso do Sujeito Coletivo). O estudo evidenciou que os participantes, em sua maioria, percebem a automutilação motivada pela ansiedade, falta de diálogo e falta da presença de uma divindade na vida das pessoas praticantes, bem como consideram que conversar e observar os filhos fazem parte do papel dos pais, sendo o acompanhamento psicológico fundamental nestes casos, e que o ato autolesivo pode levar ao suicídio.
Descrição: SANTOS, A. S. B. dos. Percepções sobre automutilação a partir de discursos de pais e adolescentes. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24672
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Sabrina Bezerra dos Santos.pdfPDF - Amanda Sabrina Bezerra dos Santos754.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.