Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24694
Título: Utilização do método de regressão linear em dados observados e estimados da velocidade do vento na região do submédio Rio São Francisco
Autor(es): Silva, Palloma Kattyanne de Oliveira
Palavras-chave: Projeto SONDA
Regressão linear
Recursos eólicos
Dados de reanálises
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: O trabalho apresentado trata da estimativa de recursos eólicos em Petrolina-PE, usando a teoria da regressão linear, cujo objetivo é de validar a velocidade do vento através dos dados estimados pelo modelo numérico MERRA (Modern Era Retrospective Analysis for Researchand Application) com os dados observados da torre anemométrica do projeto SONDA (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais). São utilizados dados horários da velocidade do vento à 50 metros para o período de 01 de outubro de 2009 a 31 de maio de 2010. A escolha desse período de dados foi motivada pela atuação de intensidade moderada do El Niño (fase positiva do El Niño-Oscilação Sul), que sobre a região do Nordeste do Brasil tende a diminuir os índices de precipitação. Os modelos de regressão linear obtidos para quatro intervalos distintos mostraram que a velocidade do vento observado pela torre anemométrica do projeto SONDA está bem correlacionada com os dados estimados pelo modelo numérico MERRA, principalmente quando a análise é realizada com as médias horárias nos intervalos de 10 e 15 dias, já que a variabilidade dos dados consegue ser suavizada.
Descrição: SILVA, P. K. de O. Utilização do método de regressão linear em dados observados e estimados da velocidade do vento na região do submédio Rio São Francisco. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24694
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Palloma Kattyanne de Oliveira Silva.pdfPDF - Palloma Kattyanne de Oliveira Silva1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.