Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Camila Matos | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-22T18:45:41Z | - |
dc.date.available | 2013-11-22T18:45:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2469 | - |
dc.description | Viana, C. M. As práticas pedagógicas e os processos de pertencimento no contexto da exclusão: um estudo etnográfico. 2013. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as práticas escolares em um contexto de exclusão, sob a perspectiva do pertencimento do aluno à realidade escolar. Para tanto recorreu à metodologia da pesquisa etnográfica em Educação (ANDRÉ, 1995; MATTOS; CASTRO, 2011), por permitir a consideração de todos os envolvidos para norteamento e desenvolvimento do estudo, além de possibilitar em uma visão mais fiel sobre a realidade da sala de aula, por considerar os significados e sentidos dos processos desdobrados cotidianamente na escola. Tomou por base a compreensão do aluno ativo em seu processo de escolarização (FREIRE, 1970, 1993, 1996, 2005), que agrega conhecimentos advindos de seus variados contextos para compreender e transformar sua realidade; a compreensão da complexidade do processo de formação da identidade na contemporaneidade (HALL, 1992); a noção dos processos de tornar -se aluno através da relação entre o pertencimento e a resiliência (CASTRO, 2011) para estabelecer interfaces com a realidade analisada. O estudo foi desenvolvido em uma sala de sexto ano de uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de Campina Grande -PB, integrou o projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, intitulado “Alunos como pesquisadores: identidade, pertencimento e resiliência”. A partir dos dados coletados buscou-se relatar, com fidedignidade, os sentidos e representações que os alunos conferem à escola e ao processo de escolarização com uma análise acerca da maneira com que o sistema escolar tem lidado com aqueles que, de alguma forma, não se enquadram no perfil do bom aluno, para informar à professores e demais profissionais da Educação sobra a complexidade do processo de escolarização do indivíduo e promover a melhoria na qualidade dos conhecimentos produzidos no chão da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Etnografia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Exclusão Escolar | pt_BR |
dc.title | As práticas pedagógicas e os processos de pertencimento no contexto da exclusão: um estudo etnográfico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Camila Matos Viana.pdf | Camila Matos Viana | 2.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.