Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24705
Título: Percepção de doentes com tuberculose drogarresistente acerca do enfrentamento da doença
Autor(es): Almeida Junior, Ednaldo Medeiros
Palavras-chave: Tuberculose
Tuberculose Resistente a Drogas
Enfrentamento
Acolhimento
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: A tuberculose configura-se como uma doença infecciosa de expressiva magnitude e importância global, permanecendo como um grande desafio a ser superado no âmbito da saúde pública, e apesar de ser uma afecção cujo tratamento e cura são amplamente difundidos, o surgimento de cepas resistentes do Mycobacterium tuberculosis se apresenta como um obstáculo para o controle eficaz da tuberculose. O presente estudo tem por objetivo descrever a percepção dos doentes com tuberculose drogarresistente acerca do processo de enfrentamento da doença. Trata-se um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, realizado no ano de 2019, com uma amostra composta por oito doentes. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas estruturadas, gravadas em áudio por meio de equipamento eletrônico e análise pelo referencial metodológico da Análise de Conteúdo de Bardin, com base na Teoria da Reciprocidade. Os achados deste estudo evidenciaram situações de reciprocidade simétrica e assimétrica, revelando sentimentos de confiança, conforto e pertencimento no desenvolver de interações positivas, assim como, de incompreensão, distanciamento e incertezas concernentes às relações negativas. No tocante ao processo de enfrentamento, os entrevistados expuseram deficiências no que diz respeito ao conhecimento sobre como se adquire a tuberculose e aos modos de transmissão que lhes são específicos. Além disso, a grande quantidade de medicamentos, bem como, o longo tempo de tratamento foram apontados como obstáculos principais ao enfrentamento da tuberculose drogarresistente. Em contrapartida, o acesso facilitado às medicações e aos serviços de assistência à saúde expuseram sentimentos de satisfação por parte dos usuários. Neste contexto, o acolhimento surge como estratégia constitutiva à construção de vínculo e capaz de promover modos de se fazer saúde mais humanizados e inclusivos, tendo em vista a estruturação de um modelo pautado na responsabilização e autonomização do cuidado. Ademais, é preciso atuar sobremaneira na promoção das ações que contribuam para o fortalecimento do Tratamento Diretamente Observado. Por fim, espera-se que gestores, profissionais de saúde e a sociedade civil em geral, possam reconhecer a tuberculose drogarresistente como um fenômeno complexo e multifacetado, que se faz majoritariamente presente em circunstâncias de iniquidade social, necessitando, portanto, de um olhar diferenciado e individualizado para com os doentes, de modo a contribuir para o estabelecimento de uma rede de apoio bem estruturada e que permita o enfrentamento da tuberculose de forma digna e satisfatória. .
Descrição: ALMEIDA JUNIOR, E. M. Percepção de doentes com tuberculose drogarresistente acerca do enfrentamento da doença. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24705
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednaldo Medeiros Almeida Junior.pdfPDF - Ednaldo Medeiros Almeida Junior395.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.