Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24711
Título: Capacidade de exercício após reabilitação pulmonar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): Revisão sistemática e metanálise
Autor(es): Nunes, Adriele de Morais
Palavras-chave: Terapia por exercícios
Capacidade de exercício
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Reabilitação pulmonar
Data do documento: 22-Out-2019
Resumo: INTRODUÇÃO: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pela limitação crônica do fluxo aéreo, gerando diversos sintomas que, a longo prazo, implicam na redução da capacidade de exercício (CE). A reabilitação pulmonar (RP) retarda esse comprometimento, utilizando-se de técnicas eficazes para o declínio dos sintomas respiratórios, melhorando o desempenho na CE, melhorias na qualidade de vida (QV) e a limitação funcional. OBJETIVO: Avaliar os efeitos da RP de longo ou curto prazo sobre a CE em indivíduos com DPOC em todos os estágios da doença. MÉTODOS: Foram realizadas buscas eletrônicas nas bases de dados: PubMed, MEDLINE, ScienceDirect, BVS, SciELO, LILACS e Cochrane Central com os descritores “Pulmonary Rehabilitation” and “COPD”; “Exercice Capacity” and “COPD” na língua inglesa e portuguesa. Os estudos foram analisados por três revisores de forma independente e foram incluídos aqueles que avaliaram os efeitos da RP sobre a CE avaliada por meio de testes de exercício. RESULTADOS: Foram incluídos 4 estudos com um total de 296 indivíduos com DPOC. A CE foi avaliada com o teste de caminhada de 6 minutos (TC6M) e com cicloergômetro onde, os resultados obtidos tiveram caráter significativo nos testes após RP. A melhora da CE variou de 251,5m a 452m na distância percorrida no TC6M após a realização da terapia. DISCUSSÃO: A RP é importante para o paciente com DPOC, considerando seus benefícios na melhora da dispneia, CE, QV e estado de saúde em geral, sendo uma forma eficaz de tratamento para esse tipo de paciente. CONCLUSÃO: Os estudos mostram que intervenções com duração de 12 a 24 semanas podem proporcionar efeitos positivos na CE em qualquer estágio da doença. No entanto, são necessários novos estudos que sejam capazes de elucidar melhor quais protocolos são mais eficazes para cada estágio da doença e que possam ser aplicados na prática clínica com segurança.
Descrição: NUNES, A. de M. Capacidade de exercício após reabilitação pulmonar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): Revisão sistemática e metanálise. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24711
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriele de Morais Nunes.pdfPDF - Adriele de Morais Nunes1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.