Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24723
Título: Ditadura Militar no Brasil: Memórias e subjetividades de uma professora alfabetizadora
Autor(es): Gonçalves, Adélia Sandra Silva
Palavras-chave: Ditadura Militar
Educação
História oral
Processo de alfabetização
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: Este artigo desdobra considerações acerca do processo de alfabetização relatado por uma professora alfabetizadora que atuou no período do Golpe Militar de 1964. A fim de preservar a identidade da relatora, usaremos o nome fictício: Dona G. entendendo ser o processo educativo complexo e desafiador. Utilizamos como metodologia, a técnica da entrevista semidirigida, pautada na história oral, possibilitando assim, acrescentar um maior número de informações, a partir da memória das práticas vivenciadas bem como, perceber o conteúdo subjetivo em sua fala, ressaltando a importância de uma análise psicológica para maior compreensão da referida realidade histórica. Dessa maneira foi possível mostrar fatos relevantes da história da educação brasileira, a luta da mulher pela escolarização, a importância da Psicologia para a Educação, o reconhecimento da história oral como fonte fecunda de informação e ainda, explanar as práticas mantidas pelo sistema político, trazendo contribuições para uma reflexão e consciência que podem auxiliar a construção das ações educativas atuais.
Descrição: GONÇALVES, A. S. S. Ditadura Militar no Brasil: Memórias e subjetividades de uma professora alfabetizadora. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24723
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adélia Sandra Silva Gonçalves.pdfPDF - Adélia Sandra Silva Gonçalves582.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.