Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24727
Título: A influência dos fatores psicossociais sobre a dor em indivíduos com disfunção temporomandibular
Autor(es): Araújo, Vanessa Emília de
Palavras-chave: Fisioterapia
Transtornos da Articulação Temporomandibular
Fatores psicossociais
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: A Disfunção Temporomandibular (DTM) se trata de uma condição patológica causada por problemas nos músculos da região da mandíbula, de articulações ou estruturas associadas. Por ser considerada de origem multifatorial sua etiologia é centrada em traumas diretos na face, hipermobilidade, problemas musculoesqueléticos, má oclusão, falta de dentes, condições psicossociais e de comportamento. Este trabalho objetiva analisar a influência dos aspectos psicossociais (ansiedade, depressão e estresse) sobre a dor em indivíduos com DTM. O presente estudo caracterizado como quantitativo teve amostra composta por dez pacientes do sexo feminino com idades entre 20 e 65 anos de idade, com diagnóstico de Disfunção temporomandibular, que foram atendidas no departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, sendo o tratamento composto por avaliação inicial, atendimentos que aconteceram duas vezes por semana com duração de uma hora em um total de dez sessões e reavaliação ao final do tratamento. Na avaliação e reavaliação, os pacientes eram avaliados segundo ficha de avaliação própria, a qual contempla os aspectos físicos e psicossociais desses pacientes, através do Critério Diagnóstico de Disfunção Temporomandibular (RDC) e do Índice Anamnésico de Fonseca que é utilizado para definir os graus de DTM, entre leve, moderada ou severa. Avaliando e comparando os resultados dos pacientes na avaliação e reavaliação após o tratamento observa-se que houve melhora considerável quanto aos aspectos psicossociais dos indivíduos, principalmente no que concerne sobre depressão e sintomas físicos não específicos excluindo questões de dor, ambos tendo 3 variáveis que ao utilizar o teste de Wilcoxon apresentam valor de p ≤ α = 0,05 (5%).
Descrição: ARAÚJO, V. E. de. A influência dos fatores psicossociais sobre a dor em indivíduos com disfunção temporomandibular. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24727
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Emília de Araújo.pdfPDF - Vanessa Emília de Araújo1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.