Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24729
Título: Avaliação do risco de cair em idosas praticantes e não praticantes de exercício físico no município de Boqueirão – PB
Autor(es): Véras, Mairla Lisley Vieira
Palavras-chave: Atividade física
Idoso
Saúde do idoso
Data do documento: 16-Out-2019
Resumo: O objetivo da pesquisa foi avaliar o risco de cair em idosas praticantes e idosas não praticantes de exercício físico. A amostra consistiu de 13 idosas não praticantes de Exercício Físico, selecionadas por conveniência para constituir o grupo controle e 22 idosas participantes do grupo de exercício físico oferecido pelo Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) há um ano. Os dados foram coletados por intervenção direta a partir da aplicação de um questionário extraído e adaptado da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, foram utilizadas as questões localizadas nas páginas 18,19, 20 e 24 que avaliam a Limitação Física, Incapacidades e Quedas. O questionário é formado em três blocos, o primeiro trata se das Limitações Físicas, abordando dificuldade de realização de algumas atividades básicas, o segundo bloco trata das incapacidades de realizar atividades da vida diária, o terceiro bloco de perguntas trata das quedas e suas consequências. As idosas que participam do grupo de exercício físico, em sua maioria, não apresentam incapacidades de realizar a maioria das tarefas, parte delas tem dificuldade, mas conseguem executa-las. Algumas idosas do grupo 2 não controlam seus gastos nem fazem suas compras, tendo casos em que a idosa já deixou de tomar banho sozinha por questões de saúde, o que não é visto no grupo 1, onde todas as idosas são autônomas quanto as suas atividades da vida diária, indicando que existe correlação entre o estado mental e a capacidade funcional. Não existe diferença significativa entre os grupos quanto à incidência de quedas relacionada à idade. O local em que as quedas ocorrem com mais frequência é fora de casa, em poucos casos de queda foi relatada fratura, nas idosas ativas o medo de cair aparece com menor frequência e tem as funções físicas mais preservadas. Nas idosas ativas o medo de cair aparece com menor frequência, pois o exercício físico oferece ao indivíduo maior segurança na realização das suas atividades. Portanto, o Exercício Físico é capaz de manter a funcionalidade do idoso na realização das suas atividades da vida diária, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o risco de quedas.
Descrição: VÉRAS, M. L. V. Avaliação do risco de cair em idosas praticantes e não praticantes de exercício físico no município de Boqueirão – PB. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24729
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mairla Lisley Vieira Verás.pdfPDF - Mairla Lisley Vieira Verás1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.