Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24733
Título: Efeitos da atividade física na memória: Estudos de revisão
Autor(es): Silva, Emmanuella Ferreira da
Palavras-chave: Atividade física
Memória
Exercício físico
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Muito se comenta sobre os benefícios físicos das atividades físicas nos aspectos físicos, morfológicos e psicológicos dos indivíduos praticantes. O desenvolvimento dos processos cognitivos através dos esportes, também tem sido bastante investigado, de forma que muitos estudos demonstram estes aspectos sendo exigidos durante as práticas. Pensando nisso, a presente pesquisa vem à tona com o objetivo de investigar os benefícios da atividade física para a memória dos indivíduos praticantes, através da releitura das obras de autores da literatura científica nacional, e também de alguns textos internacionais. Buscamos através da realização de estudos de revisão sistematizada e planejada da literatura científica, observar quais os achados científicos mais relevantes que relacionam a prática de atividades físicas e esportivas com o desenvolvimento da memória. Para o presente estudo, utilizamos inicialmente as bases de dados “Scielo” e “Lilacs”, para encontrar estudos que relacionassem a prática de atividades físicas e esportivas com o desenvolvimento da memória. Por conta do pequeno número de publicações encontradas nas plataformas utilizadas para a realização da pesquisa foi realizada uma nova busca, desta vez na plataforma “Google Acadêmico”. Após realizada a busca, os textos foram analisados, concluindo que fisiologicamente é comprovado através da literatura científica, que o exercício físico é capaz de alterar regiões cerebrais e o seu funcionamento. Algumas destas regiões, dentre outros processos, são responsáveis pela aquisição e armazenamento das memórias. Há ainda fortes evidências científicas de que as atividades físicas promovem benefícios diretos à memória, porém existem ainda lacunas neste conhecimento específico. De acordo com isso, estas práticas físicas podem ser adotadas para a prevenção dos declínios cognitivos vistos no processo de envelhecimento independente do tipo de exercício físico aplicado. Porém, a utilização da atividade física com objetivo de declinar os sintomas relacionados a doenças degenerativas na memória, como exemplo a doença de Alzheimer, ainda não estão totalmente nítidas, apesar de alguns estudos mostrarem pequenas melhoras, mais pesquisas na área precisam ser realizadas para de fato ser possível realizar tal afirmação.
Descrição: SILVA, E. F. da. Efeitos da atividade física na memória: Estudos de revisão. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24733
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuella Ferreira da Silva.pdfPDF - Emanuella Ferreira da Silva742.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.