Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24735
Título: Estudo de efeitos do clareamento dental sobre as resinas compostas: Uma revisão de literatura
Autor(es): Oliveira, Ohanna Raíza Cordeiro de
Palavras-chave: Clareamento dental
Resinas compostas
Efeitos adversos
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O clareamento dental tem se tornado um dos procedimentos mais procurados no consultório odontológico, devido a crescente vaidade e busca do sorriso que se enquadre nos padrões determinados pela sociedade. Somado a isso, as resinas compostas também são materiais amplamente utilizados em decorrência de suas propriedades estéticas. Assim, muitos são os questionamentos relacionados ao efeito dos agentes clareadores nas propriedades consideradas como essenciais para qualidade de uma resina composta. Segundo a literatura, alguns resultados são divergentes, porém é bastante frequente a diminuição de dureza, alteração de cor e aumento da rugosidade, de resinas, após o tratamento clareador. O objetivo deste estudo foi investigar, na literatura, as alterações de dureza, cor e rugosidade das resinas compostas quando submetidas aos tipos de clareamento existentes (técnica de consultório e caseira em variadas concentrações e agentes (Peróxido de Carbamida e Peróxido de Hidrogênio). Utilizando critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos, foram utilizados para a discussão treze artigos através da base de dados on-line: BIREME (Biblioteca Regional de Medicina), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e GOOGLE SCHOLAR, publicados entre os anos de 2008 a 2019. Através da análise dos estudos, concluiu que os resultados para microdureza e rugosidade são mais conflitantes que o quesito cor, este se mostrando mais unânime nos estudos. Ocorreu uma maior tendência nos estudos para diminuição da microdureza, aumento da rugosidade apenas quando em alta concentração e maior tempo, e eficácia na remoção de manchamentos. Tais propriedades foram alteradas de acordo com o estudo, com a concentração, tempo de exposição, assim como, pelo tipo e marcas comerciais das resinas compostas utilizadas. A ausência de alguns consensos sugere uma maior quantidade de realização em pesquisas que abordem essa temática.
Descrição: OLIVEIRA, O. R. C. de. Estudo de efeitos do clareamento dental sobre as resinas compostas: Uma revisão de literatura. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24735
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ohanna Raíza Cordeiro de Oliveira.pdfPDF - Ohanna Raíza Cordeiro de Oliveira514.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.