Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24739
Título: Marsupialização de cisto radicular na maxila: Relato de caso
Autor(es): Roman, Daniele Dantas da Silva
Palavras-chave: Endodontia
Cisto radicular
Descompressão cirúrgica
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Introdução: A Periodontite Apical é um processo patológico que ocorre nos tecidos periapicais em detrimento a um quadro infeccioso no sistema de canais radiculares, dentre as periodontites apicais crônicas destaca-se o granuloma e o cisto radicular. O cisto radicular é uma lesão inflamatória odontogênica com a maior prevalência na cavidade oral, sendo geralmente diagnosticado com pequenos diâmetros. Ao realizar a terapia endodôntica convencional alcança-se a regressão da lesão, no entanto em algumas situações, como diante de fracassos endodônticos geralmente devido a falhas na execução da técnica, o tratamento cirúrgico surge como complemento terapêutico. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi relatar a utilização da marsupialização associada à terapia endodôntica para o tratamento de um cisto radicular de grande extensão na maxila. Relato de Caso: Paciente do sexo feminino, 26 anos de idade, com queixa de dor e edema na região da maxila esquerda. Ao exame clínico, observou-se região de maxila esquerda edemaciada, aumento de volume na região de fundo de sulco anterior da maxila e região de palato, além de mal posicionamento dos dentes 22 e 23. Ao exame imaginólogico revelou uma imagem radiolúcida extensa unilocular de contornos irregulares que se estendia do dente 12 ao 23. Realizou-se biópsia incisional obtendo diagnóstico de cisto odontogênico de origem inflamatória. Procedeu a abordagem terapêutica inicial com o tratamento endodôntico não cirúrgico dos dentes 21 e 23 e o retratamento endodôntico do dente 22. Em seguida, devido a grande extensão da lesão, realizou-se a técnica cirúrgica de marsupialização utilizando um dreno, com o objetivo de reduzir a pressão intracística e o volume da lesão. Posteriormente, foi realizado cirurgia parendodôntica com enucleação total da lesão cística. A paciente foi acompanhada durante quatro meses, sendo observado regressão dos sinais e sintomas da paciente. Conclusão: Conclui-se que a técnica da marsupialização como tratamento preditor de Cisto Radicular de grande extensão mostrou-se eficaz na diminuição da lesão e possibilidade de enucleação sem comprometimento de estruturas adjacentes como seio maxilar. A terapia estabelecida proporcionou regressão dos sinais e sintomas, alcançando restabelecimento da homeostasia oral da paciente.
Descrição: ROMAN, D. D. da S. Marsupialização de cisto radicular na maxila: Relato de caso. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24739
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Dantas da Silva Roman.pdfPDF - Daniele Dantas da Silva Roman992.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.