Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24743
Título: A influência do diagnóstico precoce no carcinoma de células escamosas oral: Um relato de caso
Autor(es): Araújo, Jarmson de Pádua Ferreira
Palavras-chave: Diagnóstico precoce
Neoplasia oral
Carcinoma de células escamosas
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O Carcinoma de Células Escamosas (CEC) é a neoplasia maligna mais prevalente na cavidade oral, representando cerca de 90 a 95% dos casos de malignidade desta região, estando sua etiopatogenia associada ao consumo do tabaco e do álcool, embora outros fatores como hereditariedade e alterações hormonais possam estar relacionados. Este trabalho teve como objetivo evidenciar a importância do diagnóstico precoce e sua influência nos casos de carcinoma de células escamosas oral. Paciente sexo feminino, 68 anos, feoderma, usuária de prótese total superior e inferior, procurou atendimento com Cirurgião-Dentista, com queixa principal de “prótese fazendo um calo no céu da boca e na gengiva”. Ao exame físico intraoral, observou-se duas lesões: a primeira era ulcerada, localizada em palato e rebordo alveolar superior direito; e a segunda era um nódulo localizado em região vestibular anterior e rebordo alveolar superior. Após biópsia incisional e análise histopatológica estabeleceu o diagnóstico final de carcinoma de células escamosas oral. A paciente submeteu-se a maxilectomia e radioterapia adjuvante.O tratamento de escolha gerou um comprometimento funcional acarretando problemas na fala e impossibilidade de alimentação pela cavidade oral, sendo a dieta ofertada por sonda nasoenteral. É possível observar a importância que o diagnóstico precoce frente a um diagnóstico de carcinoma de células escamosas oral, pois este refletira na escolha do tratamento, optando-se por cirurgias menos mutiladoras e maior controle das complicações agudas decorrentes do tratamento antineoplásico; além de minimizar a morbidade e mortalidade geradas por esta doença, a qual requer um tratamento que pode vir a gerar sequelas para o paciente, tanto funcionais, quanto estéticas. O diagnóstico quando estabelecido ainda na fase inicial, o prognóstico tende a ser mais favorável e consequentemente refletirá na qualidade de vida do paciente.
Descrição: ARAÚJO, J. de P. F. A influência do diagnóstico precoce no carcinoma de células escamosas oral: Um relato de caso. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24743
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jarmson de Pádua Ferreira Araújo.pdfPDF - Jarmson de Pádua Ferreira Araújo1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.