Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24744
Título: Avaliação da qualidade do sono e suas repercussões na cognição, nos sintomas de ansiedade e depressão em idosos: Um estudo observacional
Autor(es): Silva, Rosiêne Vieira da
Palavras-chave: Qualidade do sono
Idosos
Ansiedade
Depressão
Data do documento: 18-Out-2019
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do sono e verificar suas repercussões na cognição, nos sintomas de ansiedade e depressão em idosos. Trata-se de um estudo transversal, realizado na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA). A amostra foi do tipo não probabilística por acessibilidade, composta por 105 idosos, que não possuíam comorbidades neurológicas. Utilizou-se a Ficha de Avaliação Sociodemográfica e Clínica, Escala de Sonolência de Epworth (ESS), Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), Avaliação Cognitiva Montreal (MoCA), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), e Inventário de Depressão de Beck (BDI). Os resultados mostram que a sonolência diurna esteve presente em de 35,2% dos idosos participantes e as alterações no padrão do sono estiveram presentes em 53,3% da amostra, referindo-se a comprometimento ou dificuldades em dois ou mais componentes ou dificuldades moderadas em três componentes da PSQI. A regressão linear mostra uma influência significativa de sintomas depressivos na qualidade do sono (r² = 0,1188; p = 0,0003), como também, influência significativa da ansiedade na qualidade do sono (r² = 0,2404; p<0,0001). Conclui-se que os sintomas de ansiedade e depressão podem influenciar na qualidade do sono dos idosos.
Descrição: SILVA, R. V. da. Avaliação da qualidade do sono e suas repercussões na cognição, nos sintomas de ansiedade e depressão em idosos: Um estudo observacional. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24744
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosiêne Vieira da Silva.pdfPDF - Rosiêne Vieira da Silva803.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.