Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24745
Título: Percepção estética do sorriso por discentes do curso de Odontologia
Autor(es): Azevedo, Wesley Vilar de
Palavras-chave: Estética dentária
Odontologia estética
Estética do sorriso
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção estética do sorriso por discentes do Curso de Odontologia em duas Instituições públicas de Ensino Superior da Paraíba, em seus diferentes níveis da graduação. A amostra foi composta por 208 discentes do universo de 276 alunos, representados pelo 1º, 6º e 10º períodos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado e autoexplicativo aplicado aos participantes, para se obter dados sociodemográficos, informações relacionados à estética do sorriso e referentes à influência das mídias sociais na percepção dos parâmetros estéticos. Os dados obtidos foram tabulados e inseridos no software SPSS versão 20.0 for Windows para análise descritiva e inferencial dos resultados, considerando um nível de significância de 5% para todos os testes. A partir da análise, obteve-se que a maioria dos participantes era do sexo feminino (68,8%), com idade média 21 anos e solteiros. Quanto aos dados relativos a percepção estética, houve uma maior prevalência quanto à presença dos dentes na arcada (89,9%), seguida do alinhamento dos dentes (82,2%) e cor dos dentes (80,3%), sendo evidenciada a soberania da estética branca na percepção estética do sorriso. Apesar dessa circunstância, observou-se uma expressão estatisticamente significativa quantos aos aspectos relacionados a estética vermelha, como a qualidade e/ou quantidade de gengiva (p=0,005). No que diz respeito a mídia na percepção do sorriso, ressalta-se que noventa porcento dos participantes se consideram influenciados pelas mesmas, e que a rede social mais usada foi o Instagram (93,8%). Desta forma, concluiu-se que na percepção estética do sorriso dos discentes do Curso de Odontologia, o sorriso branco formado pela estética branca é visto como o principal fator atrativo na beleza do sorriso.
Descrição: AZEVEDO, W. V. de. Percepção estética do sorriso por discentes do curso de Odontologia. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24745
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wesley Vilar de Azevedo.pdfPDF - Wesley Vilar de Azevedo594.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.