Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24756
Título: Avaliação da estabilidade dos parâmetros físico-químicos e bioativos do pó da casca de jabuticaba (Myrciaria cauliflora)
Autor(es): Dantas Júnior, Marinando José
Palavras-chave: Armazenamento
Extração hidroalcóolica
Casca de jabuticaba
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar os parâmetros físico-químicos e os compostos bioativos da casca in natura e do pó de jabuticaba (Myrciaria cauliflora) avaliando a estabilidade durante 60 dias de armazenamento. Para tal, os frutos de jabuticaba maduros foram despolpados manualmente, separados as frações, parte das cascas in natura foram pesadas para posterior análises, a outra parte foi destinada a secagem em estufa com circulação de ar forçado a 45 ºC até peso constante, em seguida trituradas para obtenção do pó da casca de jabuticaba (PCJ). Os parâmetros físico-químicos determinados nas amostras in natura e no pó da casca foram: teor de água, cinzas, acidez titulável, pH, sólidos solúveis (ºBrix) conforme a metodologia descrita em AOAC (1997). Para determinação dos compostos bioativos, as amostras (in natura e pó), foram submetidas à extração hidroalcóolica e no extrato obtido foram determinados os teores de antocianinas totais, pelo método do pH diferencial, compostos fenólicos totais e flavonoides totais. Com os resultados, foi possível observar que o método do pH diferencial mostrou-se sensível aos teores de antocianinas. O solvente utilizado no ensaio apresentou maior poder de extração, no pH diferencial, sendo este ensaio recomendado devido a simplicidade e praticidade da técnica. No estudo da estabilidade, foi possível verificar o eficiente emprego da secagem, onde houve uma concentração dos teores dos compostos fenólicos, antocianinas e flavonoides. Mesmo ocorrendo perdas de flavonoides totais (22,32%), antocianinas totais (67,60%) e fenólicos totais (23,98%) durante o armazenamento durante um período de 60 dias, provavelmente, devido essas substancias serem suscetíveis a sofrerem alterações em consequência dos fatores como temperatura, umidade, luz, pH e tipo de embalagem utilizada no armazenamento, o pó apresentou-se com altas concentrações destas substâncias, demonstrando ser uma fonte rica em compostos bioativos.
Descrição: DANTAS JÚNIOR, M. J. Avaliação da estabilidade dos parâmetros físico-químicos e bioativos do pó da casca de jabuticaba (Myrciaria cauliflora). 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24756
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marinando José Dantas Júnior.pdfPDF - Marinando José Dantas Júnior948.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.