Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24758
Título: Lesões em cabeça e face em vítimas de homicídios em Campina Grande/PB
Autor(es): Sousa, Fernanda Júlia Cartaxo de
Palavras-chave: Traumatismos faciais
Traumatismo múltiplo
Lesões
Data do documento: 19-Nov-2019
Resumo: A cabeça é a região do corpo que apresenta maior exposição quando comparada a outras áreas, além de relacionar-se a funções vitais para o corpo. Este estudo objetivou avaliar a ocorrência de lesões na cabeça e face em vítimas de homicídios na cidade de Campina Grande, PB. A presente pesquisa constitui-se em um estudo transversal, documental, realizado na 2ª Delegacia Regional da Policia Civil. O universo compreendeu os inquéritos policiais das vítimas de homicídios, notificados no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2018, sendo a amostra composta por inquéritos policiais. As variáveis analisadas foram: ano de ocorrência, dia da semana, sexo da vítima, estado civil, faixa etária, tipo de homicídio, horário da ocorrência, motivação do homicídio, meio utilizado, número de projéteis, envolvimento com drogas, antecedentes criminais, quantificação das lesões, quantidade de áreas do corpo atingidas e local do corpo atingido. As informações foram analisadas por meio da estatística descritiva e inferencial, considerando-se o valor de p<0,05. Houve um maior acometimento de homens (92,9%), com idades entre 20 e 29 anos (36,3%), existindo envolvimento com drogas (70,7%) e presença de antecedentes criminais (65,9%). Verificou-se predomínio dos homicídios simples (92,3%), com maior ocorrência aos domingos (16,7%), no turno da noite (40,1%), constituindo-se a vingança como motivo do crime (32%) e a arma de fogo como o meio utilizado (89,2%). Em relação ao número de regiões do corpo atingidas, foram mais frequentes vítimas com acometimento de duas regiões (36,5%). Lesões na cabeça foram identificadas em 68,3% das vítimas, enquanto as lesões na face representaram 35,3%.
Descrição: SOUSA, F. J. C. de. Lesões em cabeça e face em vítimas de homicídios em Campina Grande/PB. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24758
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Júlia Cartaxo de Sousa.pdfPDF - Fernanda Júlia Cartaxo de Sousa947.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.