Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24762
Título: A Educação Física Escolar: Uma reflexão a partir do Estágio Supervisionado e do PIBID
Autor(es): Silva, Antônio Carlos Pereira da
Palavras-chave: Educação Física escolar
Formação docente
Estágio Supervisionado
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: O presente estudo visa apresentar as vivências e experiências numa perspectiva de relatar e discutir as experiências vivenciadas nas aulas de Educação Física através do PIBID/EF e do ES/EF, e trazer as peculiaridades dos paradigmas de ensino e as conquistas evidenciadas entre as perspectivas e desafios no decorrer desse percurso, durante o processo de formação. Assim, experiências compartilhadas entre Bolsista/Estagiário/Professor, sendo principalmente na área da Educação Física Escolar - EFE, que temos uma obrigação fundamental de mediar à construção de novos conhecimentos na composição curricular de forma articulada junto à comunidade Acadêmica. Para tanto, buscou-se as convergências e implicações no processo de formação no Curso de Licenciatura em Educação Física e suas interdependências. A experiência aqui relatada é o resultado da vivência no Estágio Supervisionado I e II, e no PIBID, no âmbito das escolas da rede pública de Educação Básica em Campina Grande-PB. As experiências foram vivenciadas com crianças e adolescentes matriculados nas turmas das escolas participantes do PIBID/EF ou do ES/EF I e II, na faixa etária de 6 (seis) anos até 18 (dezesseis) anos, no turno da manhã e tarde com alunos de ambos os sexos. Para estudo e discussão dos dados, contamos com relatórios dos Estágios e quanto ao PIBID através de Caderno de Campo e observação participante. A prática se deu durante os semestres letivos de 2016.1 a 2018.1, com aulas semanais e duração de 50 minutos cada aula. Foi possível constatar avanços significativos na prática pedagógica do ES/EF I e II, experiências das aprendizagens e influência adquiridas como bolsista no PIBID, aliando-se aos conhecimentos sobre os componentes e as abordagens da Educação Física. Ainda, foi possível concluir que só o Estágio Supervisionado é insuficiente e se faz necessário ter uma complementação uma experiência extra de sala de aula, é visível a facilidade que o bolsista do PIBID, em adquirir os primeiros conhecimentos e sua identidade de professor, onde desde o planejamento a aplicação de métodos de ensino, tais metodologias sejam de natureza criativa e transformadora, pois, seguindo um caráter dinâmico e diversificados de aulas que contemplem as limitação e possibilidades dos alunos em sua realidade em torná-los protagonista, em fazê-los vivenciar e a terem objetivos pessoais e a construírem sua própria identidade e história.
Descrição: SILVA, A. C. P. da. A Educação Física Escolar: Uma reflexão a partir do estágio Supervisionado e do PIBID. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24762
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Carlos Pereira da Silva.pdfPDF - Antônio Carlos Pereira da Silva1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.