Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24764
Título: Uma aplicação de cadeias de Markov de alta ordem com dados de precipitação no estado da Paraíba
Autor(es): Sabino, Antônio Leopoldo Cardoso
Palavras-chave: Cadeia de Markov
Alta Ordem
Modelos de Markov Ocultos
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho aborda alguns dos principais conceitos de Cadeia de Markov discreta em três estágios: modelos de Markov Clássico, Ocultos e Multivariados de Alta Ordem. Introduziu-se uma forma de se obter as probabilidades de transição Clássica e de Alta Ordem e a partir delas gerar as respectivas matrizes de transição com suas probabilidades. O algoritmo foi implementado no ambiente de programação computacional estatística e gráfica R e RStudio, onde foi analisado um banco de dados da precipitação de chuva diária da cidade de Campina Grande e João Pessoa no período de 1963 a 2017 da estação de Campina Grande-PB de código OMM: 82795 e João Pessoa-PB de código OMM: 81918 - INMET(Instituto Nacional de Meteorologia). O estudo teve o principal foco em avaliar estatisticamente utilizando a modelagem de cadeias de Markov no âmbito climático para responder se os k dias têm influência no clima do próximo dia. Dessa forma, a modelagem avaliou o comportamento da precipitação da cidade de Campina Grande e João Pessoa a partir da precipitação dos dias anteriores com a utilização dos três estados definidos. Resultados preliminares evidenciaram a influência do estado (seco, úmido e chuvoso) de k dias anteriores na ocorrência do estado do dia subsequente.
Descrição: SABINO, A. L. C. Uma aplicação de cadeias de Markov de alta ordem com dados de precipitação no estado da Paraíba. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24764
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Leopoldo Cardoso Sabino.pdfPDF - Antônio Leopoldo Cardoso Sabino694.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.