Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24768
Título: Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde em uma policlínica municipal na Paraíba
Autor(es): Brito, Romário Medeiros
Palavras-chave: Resíduos Sólidos de Saúde
Risco biológico
Geração de resíduos
Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O descarte inadequado de resíduos tem produzido passivos ambientais capazes de colocar em risco e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Este estudo tem como objetivo avaliar o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em uma policlínica em um município da Paraíba, caracterizando as atividades de gestão e gerenciamento dos RSS. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado aos servidores do estabelecimento envolvidos com os RSS, verificando a percepção dos mesmos. Também aplicou-se um checklist nos ambientes geradores a fim de diagnosticar possíveis desacordos, durante as visitas realizadas entre o mês de outubro e novembro de 2019. Foram diagnosticados problemas na segregação, embalagens inadequadas, dispositivo de abertura por pedal quebrado, falta de identificação dos coletores, coletores não apropriados, quantidade de resíduos acima de sua capacidade e localização inapropriada. O diagnóstico permitirá a implantação melhorias no sistema de gerenciamento dos RSS, por parte dos gestores, através do plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde da unidade, de acordo com normas estabelecidas e realização de capacitação dos profissionais que trabalham na unidade.
Descrição: BRITO, R. M. Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde em uma policlínica municipal na Paraíba. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24768
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romário Medeiros Brito.pdfPDF - Romário Medeiros Brito737.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.