Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24776
Título: Caracterização do acesso às ações de saúde bucal em população coberta pela Estratégia Saúde da Família em Campina Grande – PB
Autor(es): Lucena, Milena Ferreira de
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família
Serviços de saúde bucal
Saúde bucal
Acesso aos serviços de saúde
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Este estudo deu continuidade aos trabalhos desta linha de pesquisa no estado da Paraíba com o objetivo de avaliar o acesso aos serviços odontológicos em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em Campina Grande–PB. Tratou-se de um estudo quantitativo e analítico, transversal e de base populacional, no qual foi calculada amostra representativa da população adstrita na ESF no município. O estudo foi submetido à análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sob o número: 20260313.1.0000.5187. Para a coleta de dados, foi utilizado o Software Avaliação do Acesso aos Serviços de Saúde Bucal - AASSB de forma a se ter o formulário digital instalado em tablets, que contribuiu para facilitar o momento da coleta, transmissão e análise dos dados por meio do aplicativo Android. Os dados, após consolidados, e gerado respectivo banco em planilha Excel, foram importados para o software SPSS versão 20.0, e analisados, respectivamente, em duas etapas: uma descritiva e outra analítica. Foram feitas as distribuições de frequência das variáveis quantitativas. Para análise do acesso efetivo aos serviços odontológicos públicos e privados, empregou-se o teste de qui-quadrado de Pearson. A amostra contou com o n= 571, no qual 438 (76,7%) eram do sexo feminino, com média de idade de 48,32 anos. Destes, 216 (60%) tinham renda de até um (01) salário mínimo e nível de escolaridade até o primeiro grau incompleto (33,3%). Apenas 50 (8,8%) pessoas receberam a visita na sua casa (visita domiciliar) do cirurgião-dentista. O percentual de indivíduos que procurou o serviço público, 274 (49,5%), foi muito próximo dos que procuraram cirurgiões dentistas particulares ou de convênios/planos de saúde, (n: 273; 49,4%). O acesso amplo, aconteceu para 28,3 % da população. Verificou-se associação estatisticamente significativa obtendo então, a caracterização da amostra das pessoas que obtiveram acesso amplo às ações de SB: Adolescentes e jovens; solteiros; com renda familiar de 3 salários mínimos ou mais e com escolaridade elevada. Concluindo assim que, a maior parte da amostra foi composta por adultos de meia idade, mulheres, casadas. Menos da metade das pessoas procuraram os serviços odontológicos nos últimos dois anos. A visita domiciliar não foi uma prática constante dos Cirurgiões-dentistas das áreas avaliadas. A utilização do serviço público e particular foi equivalente e um pouco mais da metade da população obteve o acesso amplo da Saúde Bucal. Verificou-se associação estatisticamente significativa entre o tipo de acesso e a faixa etária, estado marital, renda mensal familiar e escolaridade.
Descrição: LUCENA, M. F. de. Caracterização do acesso às ações de saúde bucal em população coberta pela Estratégia Saúde da Família em Campina Grande – PB. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24776
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milena Ferreira de Lucena.pdfPDF - Milena Ferreira de Lucena711.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.