Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24777
Título: Percepção da imagem corporal em idosos praticantes de atividade física
Autor(es): Batista, Ewerton Victor de Barros
Palavras-chave: Imagem corporal
Idosos
Atividade física
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: A percepção da imagem corporal pode influenciar muito na vida das pessoas, principalmente nas relações interpessoais, em sua maioria, negativamente, associando as pessoas que estão fora do padrão da sociedade. No entanto, a prática de atividade física (principalmente para os idosos, que busca além da estética), tem um papel fundamental na reconstrução da imagem corporal, podendo melhorar na autoestima, na qualidade de vida, consequentemente auxiliando na percepção da imagem. Portanto, o objetivo desse estudo é analisar e descrever a percepção da imagem corporal de idosos praticantes de atividade física. A pesquisa é de cunho descritiva, foi realizado com 30 idosos que participavam do programa de atividade física “universidade aberta ao tempo livre”, na Universidade Estadual da Paraíba. Para a coleta de dados da percepção de imagem corporal, foi feita através da escala original de silhuetas sugerida por Stunkard (1983), em seguida utilizou-se a balança da marca Welmy (2013) modelo bcw 30 e medidor de altura de parede para realização do IMC, como também a fita antropométrica para medição de circunferência da cintura /quadril para fazer uma relação de ambas e um questionário realizada pelo pesquisador, afim de obter mais informações sobre a população pesquisada. Pode-se observar que não houve discrepância na percepção da imagem corporal em relação ao sexo feminino praticantes de ginastica e musculação, ambas as idosas pesquisadas que praticam as modalidades esportivas, apresentam cerca de 70% um nível de insatisfação pela gordura, em contrapartida, o nível de satisfação do sexo masculino é relativamente superior ao sexo feminino, de modo que a discrepância chega em torno de 40% de insatisfação pelo excesso. Cerca de 70% dos idosos estão acima do peso ideal, esse é um dos fatores mais preocupantes, visto que, por trata-se de um grupo de idosos ativos e inseridos em programa de exercício físico regular. De acordo com as pontes de corte em relação cintura/quadril 60% das mulheres mostra RCQ desfavorável, ja para o sexo masculino foi nula. Conclui-se que todos os homens analisados estão dentro do nível de RCQ indicado pela organização mundial da saúde, diferente das mulheres, apenas 40%, tornando um dos aspectos mais relevantes para relacionar com a percepção da imagem corporal encontrada nesse estudo. Conclui-se também que entre as modalidades de ginastica e musculação do sexo feminino, não houveram diferença na percepção da imagem corporal.
Descrição: BATISTA, E. V. de B. Percepção da imagem corporal em idosos praticantes de atividade física. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24777
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewerton Victor de Barros Batista.pdfPDF - Ewerton Victor de Barros Batista2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.