Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24778
Título: Análise comparativa da sintomatologia pós-operatória entre os biomateriais hidroxiapatita e hidróxilo de cálcio
Autor(es): Truta, Geórgia Carneiro
Palavras-chave: Causalgia
Hidróxido de cálcio
Hidroxiapatita
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: A Hidroxiapatita (HAp) vem sendo investigada como alternativa ao Hidróxido de Cálcio (HC) em procedimentos de reparação dentária devido às suas propriedades semelhantes, como bioatividade, e diferenciais aprimorados da HAp, como a característica osteocondutora a qual acelera o processo de neoformação tecidual em comparação aos outros materiais. Desta forma, o propósito do presente trabalho foi realizar um estudo piloto comparativo entre os biomateriais Hidroxiapatita e Hidróxido de Cálcio quanto às suas respostas sintomatológicas após procedimento de capeamento pulpar indireto. O estudo foi realizado a partir de uma amostra de 20 dentes permanentes posteriores, em pacientes com idade entre 20-40 anos e de ambos os gêneros, os quais foram distribuídos de forma análoga em dois grupos: G1 (Controle – Hidróxido de Cálcio) e G2 (Experimental - HAp), ambos com dez dentes. Ao fim do procedimento, os pacientes receberam uma ficha de acompanhamento para mensuração da sintomatologia durante os três primeiros dias após o procedimento, a qual confirma a ausência ou presença de dor através da Escala Visual Analógica (EVA). Dentre os resultados, o agente forrador HAp foi empregado em 5 cavidades profundas e 5 cavidades médias, enquanto que o HC foi empregado em 7 cavidades profundas e 3 médias. No 1º dia pós-procedimento a HAp causou menor sintomatologia que o HC, enquanto que no 2º e 3º dia a resposta sintomatológica foi proporcional entre ambos biomateriais. Conclui-se que a hidroxiapatita apresenta efeitos positivos na sintomatologia pós-operatória similares aos obtidos através do uso de Hidróxido de Cálcio, logo pode ser um material substituto em procedimentos de capeamento pulpar.
Descrição: TRUTA, G. C. Análise comparativa da sintomatologia pós-operatória entre os biomateriais hidroxiapatita e hidróxilo de cálcio. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24778
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geórgia Carneiro Truta.pdfPDF - Geórgia Carneiro Truta2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.