Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24781
Título: Do mito ao mito: Deslocamentos do nome do pai
Autor(es): Assis, Dayza Vasconcelos de
Palavras-chave: Mito
Nome do pai
Psicologia das massas
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os mecanismos que possibilitaram o surgimento do “mito Bolsonaro”, constructo fruto do ideário popular do qual ganhou força e representatividade, assumindo assim o cargo de maior importância do país como presidente da República. Para chegarmos a uma compreensão sobre o mito, buscamos respaldo na teoria freudiana; de início, nos aprofundamos nos estudos de Totem e tabu (1913-1914), texto este que nos possibilitou escandir a ideia de deslocamentos, a partir do Mito da horda primeva, passando pelo totem, pelo Deus-pai e, posteriormente, as demais configurações que assumem caráter paterno, a exemplo do Estado. Em seguida, adentramos aos conceitos trazidos por Freud em Psicologia das massas e análise do Eu (1921), do qual buscamos compreender as forças que fazem com que o sujeito se veja enquanto membro de uma massa, analisando assim não apenas os mecanismos por trás desse aglomerado de pessoas como a necessidade de proteção por parte de um líder, a identificação com este e com os demais do grupo e a sede de submissão comum a todos. Por fim, fizemos as aproximações entre o mito do pai da horda primeva com o mito do ideário brasileiro, tomando por base o que nos foi apresentado pelo pai da psicanálise, o que nos possibilitou encontrar semelhança tanto entre os mitos como também com o eleitorado, destacando as massas que tiveram maior evidência nesse cenário, que são a Igreja e o Exército.
Descrição: ASSIS, D. V. de. Do mito ao mito: Deslocamentos do nome do pai. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24781
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayza Vasconcelos de Assis.pdfPDF - Dayza Vasconcelos de Assis561.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.