Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24803
Título: Preparação e aplicação de óxidos simples e óxidos binários a base de SiyZny-1O na descoloração do Verde de Malaquita
Autor(es): Araújo, Rayane da Silva
Palavras-chave: Óxidos binários
Fotocatálise heterogênea
Verde malaquita
Data do documento: 16-Dez-2020
Resumo: A contaminação de águas por efluentes têxteis tem acarretado grande impactos ao meio ambiente em relação aos corpos hídricos. Neste sentido, a comunidade cientifica tem relatado sobre métodos de tratamento desses efluentes contaminados que pode ocorrer por processos físicos, biológicos ou químicos. Dentre os processos químicos, pode-se destacar a fotocatálise heterogênea, onde óxidos simples e binários têm atuado nestes processos como fotocatalisadores. Assim, o objetivo deste estudo foi a preparação e caracterização dos óxidos a base de SiyZny-1O (0; 5; 10% em mol) pelo método dos precursores poliméricos que se baseia na formação de um complexo metálico, polimerizado pelo Etileno Glicol ocorrendo uma reação de esterificação formando uma resina polimérica, composta por ésteres e água, tratadas termicamente para obtenção de matériais para serem aplicados na descoloração do corante Verde Malaquita (MG). Os óxidos sintetizados foram caracterizados por Difração de Raio-X e Espectroscopia de Infravermelho, e os testes fotocatalíticos foram acompanhados por Espectroscopia de Absorção na Região do UV-Visível. As análises de DRX e infravermelho confirmaram que os óxidos foram obtidos com sucesso pelo método dos precursores poliméricos. Em relação a eficiência fotocatalíticas dos materiais na descoloração do MG, todas as amostras apresentaram uma eficiência de 83 - 88 % com tempo reacional de 6 horas. O Zn0,90Si0,10O apresentou melhor resultado em relação ao monitoramento de 4 e 6 horas, em comparação as demais amostras. Acreditamos que este resultado pode estar relacionado a assimetria promovida na rede do ZnO devido a presença do Silício.
Descrição: ARAÚJO, Rayane da Silva. Preparação de óxidos simples e óxidos binários a base de SiyZny-1O na descoloração do Verde de Malaquita. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24803
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayane da Silva AraújoPDF - Rayane da Silva Araújo939.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.