Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2481
Título: Os gêneros midiáticos em sala de aula: desenvolvendo habilidades de leitura e escrita
Autor(es): Oliveira, Elaine Gonçalves dos Santos
Palavras-chave: Ensino aprendizagem
Leitura
Escrita
Prática de ensino
Ensino médio
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Diante das contribuições dos documentos oficiais que orientam o processo de ensino-aprendizagem em relação às competências de leitura e escrita que o aluno deve possuir ao final do ensino médio, surgiu este trabalho com base em uma sequência didática sobre os gêneros midiáticos, desenvolvida em uma escola pública, buscando responder aos seguintes questionamentos: Será que estudar apenas os gêneros da esfera escolar contribui para o desenvolvimento dessas habilidades? Como os alunos do ensino médio receberiam a proposta de um trabalho em Língua e Literatura que extrapolasse o âmbito escolar? Até que ponto os gêneros midiáticos na escola podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita? As principais fontes de dados foram os questionários, produções escritas e reescritas dos alunos-colaboradores e as discussões realizadas em sala de aula. Para isso, a pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos de Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) acerca da produção da sequência didática; Bazarim (2009), que defende a interação um-para-um (interação por meio da escrita); Estética da Recepção e do Efeito, baseada nas contribuições de Jauss (1994), Zilberman (1989) e Iser (1979), quanto ao ensino de leitura literária; e os documentos oficiais que orientam as práticas de ensino-aprendizagem, em especial no ensino médio (PCN, OCEM, RCEM-PB,) entre outros.
Descrição: Oliveira, E. G. dos S. Os gêneros midiáticos em sala de aula: desenvolvendo habilidades de leitura e escrita. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2481
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Gonçalves dos Santos Oliveira.pdfElaine Gonçalves dos Santos Oliveira4.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.