Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24811
Título: Exodontia de dente supranumerário em região de pré-molares mandibulares com utilização de L-PRF para regeneração óssea
Autor(es): Santos, Juliana da Silva
Palavras-chave: Dente supranumerário
Exodontia
Cirurgia oral
Hiperdontia
Data do documento: 18-Dez-2020
Resumo: A hiperdontia é uma anomalia comum e seu tratamento, quase sempre, consiste na remoção cirúrgica do elemento supranumerário. Nesses casos, para minimizar os efeitos adversos do tratamento cirúrgico, o uso do complexo de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) tem se mostrado uma opção viável. O presente trabalho relata um caso de remoção cirúrgica de dente supranumerário na região de pré-molares mandibulares, em paciente do sexo masculino, 22 anos, não sindrômico, com utilização da L-PRF em um mesmo tempo cirúrgico. A cirurgia foi realizada na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o elemento supranumerário, semi-incluso e impactado, foi removido com confecção do retalho em envelope e osteotomia. Ao fim do procedimento, foi utilizada a matriz de L-PRF, obtida através de centrifugação simplificada, para preenchimento da loja cirúrgica. O paciente foi acompanhado radiograficamente após 4 meses e os resultados, tanto para a recuperação de tecidos moles quanto para a regeneração óssea, foram satisfatórios. O cirurgião-dentista deve estar preparado para realizar um correto planejamento terapêutico da hiperdontia, de modo a evitar possíveis danos as estruturas nobres, como vasos e nervos. Ademais, a abordagem cirúrgica utilizada, aliada ao uso complementar da L-PRF, mostrou resultados satisfatórios para o caso relatado.
Descrição: SANTOS. Juliana da Silva. Exodontia de dente supranumerário em região de pré-molares mandibulares com utilização de L-PRF para regeneração óssea. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24811
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana da Silva SantosPDF - Juliana da Silva Santos598.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito67.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.