Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24813
Título: Efeito do Treinamento Muscular Inspiratório (TMI) no grau de incapacidade e dor em indivíduos com lombalgia: uma revisão sistemática com metanálise
Autor(es): Sousa, Barbara Dayane Araujo de
Palavras-chave: Dor lombar
Dor
Treinamento Muscular Inspiratório
Índice de Incapacidade Oswestry
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: Sujeitos com lombalgia apresentam alterações em seus músculos respiratórios devido a uma íntima relação entre esta musculatura e os músculos estabilizadores da coluna vertebral. O TMI é uma abordagem terapêutica alternativa com potencial de contribuir para uma menor sintomatologia e maior funcionalidade em indivíduos com lombalgia. Tendo em vista isso, foi realizada uma revisão sistemática com metanálise e uma busca abrangente foi aplicada nas bases de dados Pubmed e Cochrane, para identificar estudos que avaliaram a relação entre TMI e dor, e TMI e incapacidade. Os objetivos principais desta revisão sistemática com metanálise foram determinar os efeitos do Treinamento Muscular Inspiratório (TMI) no grau de incapacidade e dor em indivíduos com lombalgia - desfechos que ainda não foram avaliados em outras revisões sistemáticas e metanálises. Ao todo foram selecionados 7 estudos, com 302 participantes de ambos os sexos, com média de idade de 35.36 ± 18.62 anos e diferentes tipos de lombalgia. Os resultados sugerem que o TMI produz um efeito significativo e positivo, do ponto de vista reabilitativo, nas variáveis incapacidade e sintomatologia em indivíduos com dor lombar.
Descrição: SOUSA, Barbara Dayane Araujo de. Efeito do Treinamento Muscular Inspiratório (TMI) no grau de incapacidade e dor em indivíduos com lombalgia: uma revisão sistemática com metanálise. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24813
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Barbara Dayane Araujo de SousaPDF - Barbara Dayane Araujo de Sousa619.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito612.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.