Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24824
Título: Manual sobre criação e experimentação com Galleria mellonella
Autor(es): Vasconcelos, Victor Mendes de
Palavras-chave: Modelos Animais
Bactérias
Virulência
Toxicidade
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: Os modelos de estudo com animais são bastante utilizados pela ciência em testes pré-clínicos, para analisar a eficácia e segurança de um determinado produto ou fármaco, antes de serem testados em seres humanos. Infecções fúngicas experimentais, ensaios com substâncias de interesse médico, criação de vacinas e de novas terapias, por exemplo, são comumente realizados em pequenos mamíferos como roedores ou coelhos. No entanto, o uso de mamíferos apresenta desvantagens, uma vez que exige uma infraestrutura mais complexa, custos mais elevados, períodos de experimentação maiores e questões éticas. Diante disso, uma opção eticamente viável, em substituição ao uso dos modelos animais vertebrados, consiste no uso de insetos, como a Galleria mellonella, para diferentes testes pré-clínicos, como, por exemplo, os modelos de infecção experimental. O objetivo deste trabalho é apresentar um manual contendo aspectos relacionados à caracterização, viabilização, organização, manutenção e protocolos de cultivo e experimentação com Galleria mellonella. Foram consultadas as bases de dados eletrônicas PubMed/MEDLINE, Lilacs e Scielo, usando o descritor Galleria mellonella, sem restrição de data e idioma. Foram identificados vários trabalhos que utilizaram o modelo de Galleria mellonella, com destaque para os estudos com análises antifúngicas, antibacterianas, teste de toxicidade sistêmica e/ou efetividade de medicamentos. O modelo de Galleria mellonella, apresenta-se como uma alternativa viável, de custo relativamente baixo e de fácil implementação.
Descrição: VASCONCELOS, Victor Mendes. Manual sobre criação e experimentação com Galleria mellonella. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24824
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victor Mendes de VasconcelosPDF - Victor Mendes de Vasconcelos1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito73.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.