Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2487
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Cristiana Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-22T18:48:24Z | - |
dc.date.available | 2013-11-22T18:48:24Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2487 | - |
dc.description | Oliveira, C. F. de. As concepções de escrita subjacentes as atividades de escrita no livro didático de português. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Como sabemos o livro didático, muitas vezes, é a única ferramenta de que o professor dispõe para a elaboração e aplicação de atividades de Língua Portuguesa. No entanto, nem sempre estes apresentam uma proposta de produção de texto que venha suprir as dificuldades em escrita de determinados gêneros. O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise de algumas propostas de produção textual observadas em um livro didático de Língua Portuguesa de 8ª série do Ensino Fundamental, de acordo com as concepções de escrita que visam direcionar a prática de produção de texto a partir de um processo contínuo, tendo em vista ainda existirem propostas de escrita que disfarçam esse processo. Logo, observamos se as condições de atividades oferecidas no LD analisado visam: desenvolver competências de escrita nos alunos levando -os a produzir textos coerentes; se há uma preocupação quanto ao processo de reescritura tendo como finalidade um destinatário ou apenas as produções limitam -se às correções do professor; ou se as propostas apresentadas favorecem aspectos estruturais, gramaticais. Tomamos como pressupostos teóricos os estudos de Garcez (2002), Geraldi (2001), Sercundes (2002), entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Amasile Coelho Lisboa Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Estratégia de leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | As concepções de escrita subjacentes as atividades de escrita no livro didático de português | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cristiana Ferreira de Oliveira.pdf | Cristiana Ferreira de Oliveira | 2.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.