Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24888
Título: | Estratégias de ensino/aprendizagem em bem-estar animal no ensino básico de Lagoa Seca - PB |
Autor(es): | Queiroz, Márcia Albuquerque |
Palavras-chave: | Atividades lúdicas Proteção animal Educação humanitária |
Data do documento: | 11-Mar-2020 |
Resumo: | Diante do contexto social e cultural dos seres humanos em relação a natureza e com os seres que nela habitam, faz-se necessário projetos educativos voltados a Educação Humanitária para o Bem-Estar Animal, sendo os jovens na fase inicial do ensino fundamental o principal alvo dos educandos, pois é através do ensino aprendizagem que torna-se possível mudanças de hábitos e desenvolvimento de valores morais, que proporcionam consciência, empatia e responsabilidade para a construção de uma sociedade digna. O objetivo do trabalho consistiu-se em delinear estratégias de ensino aprendizagem que possibilitassem e contribuíssem para a formação de cidadãos conscientes cuidados necessários para como os animais, trazendo informações sobre o bem-estar e o direito animal e sobre maus-tratos e sobre a guarda responsável, através da realização de atividades lúdicas, objetivando a conscientização dos deveres e responsabilidades com os animais. O trabalho foi realizado em uma escola pública, denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, que fica localizada na zona urbana da cidade de Lagoa Seca, na Paraíba. A pesquisa foi feita com 23 alunos, do 7º ano do ensino fundamental. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, através da aplicação de questionários pré-intervenções e pós-intervenções sobre os temas acima mencionados. Os resultados encontrados apontam que a aplicação de estratégias, como jogos educativos e aulas mais dinâmicas favorecem o processo ensino-aprendizagem, para a conscientização dos alunos diante dos animais. Houve um aumento significativo de alunos que antes não tinham tanta empatia pelos animais e que hoje passam a ter, além de obter conhecimento em relação a conteúdos trabalhados. Conclui-se que a sala de aula é um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades voltadas para a Educação Humanitária em Bem-estar Animal, pois proporciona mudança de valores e hábitos da sociedade com outras espécies, possibilitando atitudes mais humanitárias com todas as formas de vida. |
Descrição: | QUEIROZ, Márcia Albuquerque. Estratégias de ensino/aprendizagem em bem-estar animal no ensino básico de Lagoa Seca - PB. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24888 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Márcia Albuquerque Queiroz | PDF - Márcia Albuquerque Queiroz | 878.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 228.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.