Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24894
Título: Educação humanitária em bem-estar animal com estudantes do ensino básico de Boqueirão - PB
Autor(es): Gonçalves, Nátia Kely Araujo Silva
Palavras-chave: Educação humanitária
Bem-estar animal
Animais de companhia
Data do documento: 11-Mar-2020
Resumo: O tema bem-estar animal vem cada vez mais ganhando visibilidade e importância, pois é uma parte importante desse universo e contribui para a conscientização e sensibilização dos seres humanos para com os animais, porém a promoção do bem estar animal carece de trabalhos educativos com a sociedade que necessita de informações sobre a forma correta de lidar com os animais, sobre conceitos de bem-estar animal e posse responsável, pois a falta dessas informações tem resultado em frequentes casos de maus-tratos, abusos e abandono de animais. Diante dessa temática, objetivou-se neste trabalho identificar e avaliar percepções de estudantes do Ensino Fundamental II, com relação aos animais, em dois momentos: antes e após as intervenções educativas. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário semi-estruturado com 30 questões e aplicou-se em 20 estudantes amostrados, com idades entre 11 e 15 anos. A interpretação e organização dos dados dos resultados deram-se através da análise do conteúdo e das respostas obtidas. A partir das leituras dos dados coletados, foram produzidas categorias de análise que conduziu a discussão dos resultados. Os resultados obtidos demonstraram que este estudo contribuiu com o processo de transformação das atitudes dos alunos em relação aos animais, favorecendo a melhoria de vida de ambos e as impressões dos estudantes foram, na sua grande maioria, positivas em relação aos animais. No entanto, os resultados sugerem que ainda há deficiências no conhecimento dos conceitos de bem-estar animal, cuidados e direitos dos animais, porém os alunos demonstraram vontade e curiosidade de aprender mais. Diante destes fatos, conclui-se que é necessária a continuidade deste projeto e a inclusão destes temas no currículo escolar dos alunos do ensino fundamental.
Descrição: GONÇALVES, Natia Kely Araujo Silva. Educação humanitária em bem-estar animal com estudantes do ensino básico de Boqueirão - PB. 2020. 129f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24894
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nátia Kely Araujo Silva GonçalvesPDF - Nátia Kely Araujo Silva Gonçalves2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito363.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.