Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24897
Título: O perfil dos estudos sobre cooperativas com relação à contabilidade: à luz de uma classificação não supervisionada
Autor(es): Oliveira, Iolanda Albuquerque Queiroz
Palavras-chave: Cooperativas
Contabilidade
Classificação não Supervisionada
Data do documento: 21-Set-2021
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar o perfil das publicações científicas, sobre Cooperativas com relação à Contabilidade, extraídas dos (i) periódicos científicos, com títulos em Contabilidade, da Plataforma Sucupira; e do (ii) Google Acadêmico: à luz da Classificação não Supervisionada. Como metodologia, inicialmente foi realizada uma pesquisa sistemática, com os temas “cooperativas” e “contabilidade”, nos periódicos científicos, com títulos em Contabilidade, qualificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como extratos indicativos de qualidade – A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, na Plataforma Sucupira, compreendendo o período de 2010 até 2019, na sequência, foi realizada uma pesquisa livre na base de dados Google Acadêmico semelhante a pesquisa anterior, que resultou numa amostra com 103 documentos. Por conseguinte, foi aplicada a técnica de análise de agrupamentos, que por sua vez é um método de Classificação não Supervisionada. O estudo é caracterizado como pesquisa descritiva e quantitativa, e os resultados apontam presença significativa no perfil dos documentos combinados, agrupados e classificados com indicativo de qualidade A2 da Plataforma Sucupira. Ainda dentre os sete grupos analisados, os resultados apontam que 70% dos principais assuntos similares, considerando a totalidade de informações contida em cada grupo, estão relacionadas com a Contabilidade Gerencial, e apenas 30% dos principais assuntos similares tratam sobre Contabilidade Financeira, revelando que a Contabilidade Gerencial possui forte viés para o crescimento econômico e sustentável das cooperativas no país.
Descrição: OLIVEIRA, Iolanda Albuquerque Queiroz. O perfil dos estudos sobre cooperativas com relação à contabilidade: à luz de uma classificação não supervisionada. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24897
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iolanda Albuquerque Queiroz Oliveira.pdfPDF - Iolanda A. Q OliveiraE QUEIROZ OLIVEIRA920.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito66.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.