Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24903
Título: O balanced scorecard aplicado ao setor público: o caso dos tribunais de justiça estadual do Brasil
Autor(es): Farias, Luiza Natalle de Andrade
Palavras-chave: Balanced scorecard
Administração pública
Tribunal de justiça
Data do documento: 5-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Esta investigação teve como objetivo averiguar se os modelos de Balanced Scorecard - BSC desenhados pelos Tribunais de Justiça – TJ estaduais estão alinhados em concordância com o proposto na literatura, bem como, se seguem a mesma linha de raciocínio estratégico por realizarem a mesma atividade. A amostra constituiu-se dos TJ dos estados e do Distrito Federal. Trata-se de um trabalho exploratório e documental, com abordagem quali-quantitiva e utiliza a técnica de análise de conteúdo nos documentos que reportavam informação sobre o BSC disponibilizados nos websites dos TJ, para coleta de dados. Os achados indicam que toda a amostra utiliza o mapa estratégico, propagado pela literatura do BSC. Estes por sua vez, apresentam-se alinhados com a literatura por realizarem adaptações necessárias pré-estabelecidas pela academia. Constata-se que os mapas possuem: (i) estrutura básica com três perspectivas: sociedade, processos internos e recursos; (ii) perspectivas financeira e clientes adaptadas para seu tipo de atividade; (iii) objetivos estratégicos, em sua maioria, de acordo com a individualidade de cada TJ. Considera-se que a quantidade de perspectivas utilizadas por cada TJ, bem como, seus objetivos estratégicos, podem estar relacionados com sua região geográfica. Apenas 11 mapas estratégicos apresentam preocupação com dimensões que remetem à perspectiva “aprendizado e crescimento”. Em 100% dos mapas a dimensão “sociedade” foi encontrada no topo dos mesmos, indicando a perspectiva mais importante quanto a obtenção de resultados; em sua base, a maioria traz a dimensão “recursos”, indicando como deve iniciar o processo estratégico. A maioria (63%) dos mapas apresenta relação causa e efeito apenas entre as perspectivas, não explicando como um indicador ou um objetivo pode causar efeitos entre si. A missão aparece dentro de perspectivas de dimensão de sociedade em 5 estruturas, enquanto visão e valores aparecem nesta mesma posição em 6 estruturas. Observa-se que as palavras: “Transparência”, “Ética”, “Celeridade”, “Acessibilidade” e “Responsabilidade Social e Ambiental”, apareceram entre 14 e 18, das vinte e sete estruturas estudadas. Infere-se que existem semelhanças nos desenhos dos mapas estratégicos, no entanto, destacam-se características idiossincráticas na sua elaboração.
Descrição: FARIAS, L. N. de A. O balanced scorecard aplicado ao setor público: o caso dos tribunais de justiça estadual do Brasil. 2019. 22f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24903
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiza Natalle de Andrade Farias.pdf758.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.