Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24921
Título: Efeito Sunk Cost: as condutas de investimentos dos empresários ao decorrer da pandemia do COVID-19.
Autor(es): Souza, Gabriel Costa Silva de
Palavras-chave: Sunk cost
Tomada de decisão
COVID-19
Data do documento: 20-Set-2021
Resumo: Em cenários incertos ocasionados pela pandemia do COVID-19 tornou-se necessário o estudo das tomadas de decisões e os aspectos que interferem na racionalidade dos indivíduos, entre estes o efeito sunk cost, o qual se manifesta na tendência de continuar um investimento, mesmo havendo uma percepção de prejuízo em relação a este, do que desistir do mesmo. O estudo apresentado tem como objetivo analisar a influência do efeito sunk cost no processo de decisão dos empresários durante a pandemia do vírus COVID-19. O presente estudo caracteriza se como descritivo, quantitativo e utilizou o questionário, para coleta de dados. A amostra final foi constituída por 477 empresários, para os quais foram disponibilizadas as questões da pesquisa, através de grupos cooperativos de empresários, por meio do aplicativo de multiplataforma de mensagens instantâneas denominado WhatsApp. Os principais resultados apontam que: (i) Com base nos dados obtidos através da análise dos questionários foi possível constatar que em cenários de investimento, com mercado competitivo e sem custos irrecuperáveis, as pessoas tendem a continuar o investimento; (ii) em um cenário de incertezas, ocasionado pela pandemia do COVID-19, as pessoas tendem a diminuir a opção de não continuar investindo, mesmo que os custos possam ser recuperados. ; (iii) Ao decorrer do aumento dos valores de investimentos, foi possível constatar a tendência dos empresários em optar por não investir em detrimento ao aspecto das restrições financeiras, tomada de decisão esta que não deveria ser influenciada de forma robusta, e assim sobressaindo os aspectos financeiros.; (iv) Ainda foi possível constatar a reputação como limitador da racionalidade, onde os empresários preferem deixar de lado a racionalidade ao analisar apenas a questão reputacional ao tomar a decisão de continuar ou não o investimento.
Descrição: SOUZA, Gabriel Costa Silva de. Efeito Sunk cost: as condutas de investimentos dos empresários ao decorrer da pandemia do COVID-19. Ano da defesa: 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande , 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24921
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdf74.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Gabriel Costa Silva de Souza.pdf.pdfPDF - Gabriel Costa Silva de Souza476.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.