Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24935
Título: Nova modelagem feminina: uma história do uso da calça comprida pelas mulheres da primeira metade do século XX
Autor(es): Lima, Clarice Emanuelle de Souza
Palavras-chave: Calça comprida
Mulheres
Moda
História
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo apresentar a história da calça comprida e seu uso pelas mulheres na primeira metade do século XX, enquanto um artefato que representa aspectos da moda e da história, atravessado pelas questões de gênero. Para isso foi necessário identificar, através de um levantamento bibliográfico, a atuação de mulheres que reivindicaram o uso da calça comprida como marca de ruptura em relação aos modelos de submissão e/ou de restrição aos direitos das mulheres. Dessa maneira, discute como a moda da calça comprida para mulheres foi sendo apropriada e divulgada pela imprensa no país, em particular pela Revista da Semana, editada no Rio de Janeiro, acompanhando as mudanças sociais que tanto correspondiam aos projetos de modernização da sociedade brasileira, quanto às reivindicações das mulheres pela ocupação de outros lugares sociais. Procura-se então, demonstrar a conexão entre moda e história, compreendendo as vestimentas como forma de comunicação e expressão, que enunciam significados diversos acerca dos lugares sociais, das construções históricas das identidades de gênero.
Descrição: LIMA, C. E. de S. Nova modelagem feminina: uma história do uso da calça comprida pelas mulheres da primeira metade do século XX. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24935
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clarice Emanuelle de Souza LimaPDF - Clarice Emanuelle de Souza Lima1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito69.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.