Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sena, Raíssa de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T12:45:01Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18T12:45:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24936 | - |
dc.description | SENA, R. de A. O uso de jogos e brincadeiras de origem africana no processo de ensino e aprendizagem das temáticas étnico-raciais na educação infantil. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a utilização da ludicidade, especificamente o uso de jogos e brincadeiras de origem africana, como instrumento contribuidor para o ensino e aprendizagem das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Tivemos por objetivo geral compreender as contribuições da utilização de jogos e brincadeiras para o ensino e aprendizagem das relações étnico-raciais na Educação Infantil. A base teórica utilizada para fundamentar esta pesquisa teve como base autores/as que tratam sobre a temática, como Vygotsky (1988), Piaget (1978), Kishimoto (1994), Moyles (2006), Cunha (2016) e Rosolem e Guerra (2013). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se configura em caráter qualitativo, tendo como método de procedimento o Estudo de caso, no qual elaboramos e aplicamos um roteiro de entrevista estruturada com a colaboração de três professoras atuantes na Educação Infantil em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI). Diante os resultados analisados, pudemos compreender que tanto a ludicidade quanto os jogos e brincadeiras de origem africana contribuem significativamente para a efetivação da Lei Federal n° 10.639/03 (BRASIL, MEC, 2003) e proporcionam discussões pautadas no ensino da cultura africana e afro-brasileira e da diversidade cultural desde os anos iniciais da Educação infantil. Ademais, se faz necessário promover, nas instituições escolares, um espaço mais aberto para abordar a educação voltada para as relações étnico-raciais de forma contínua e integrada ao currículo institucional, na qual os/educadores/as estejam constantemente em processo de reflexão crítica sobre sua prática pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brincadeiras de origem africana | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O uso de jogos e brincadeiras de origem africana no processo de ensino e aprendizagem das temáticas étnico-raciais na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raíssa de Andrade Sena | PDF - Raíssa de Andrade Sena | 823.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 75.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.