Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24936
Título: O uso de jogos e brincadeiras de origem africana no processo de ensino e aprendizagem das temáticas étnico-raciais na educação infantil
Autor(es): Sena, Raíssa de Andrade
Palavras-chave: Educação étnico-racial
Jogos e brincadeiras de origem africana
Educação infantil
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: O presente trabalho aborda a utilização da ludicidade, especificamente o uso de jogos e brincadeiras de origem africana, como instrumento contribuidor para o ensino e aprendizagem das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Tivemos por objetivo geral compreender as contribuições da utilização de jogos e brincadeiras para o ensino e aprendizagem das relações étnico-raciais na Educação Infantil. A base teórica utilizada para fundamentar esta pesquisa teve como base autores/as que tratam sobre a temática, como Vygotsky (1988), Piaget (1978), Kishimoto (1994), Moyles (2006), Cunha (2016) e Rosolem e Guerra (2013). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se configura em caráter qualitativo, tendo como método de procedimento o Estudo de caso, no qual elaboramos e aplicamos um roteiro de entrevista estruturada com a colaboração de três professoras atuantes na Educação Infantil em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI). Diante os resultados analisados, pudemos compreender que tanto a ludicidade quanto os jogos e brincadeiras de origem africana contribuem significativamente para a efetivação da Lei Federal n° 10.639/03 (BRASIL, MEC, 2003) e proporcionam discussões pautadas no ensino da cultura africana e afro-brasileira e da diversidade cultural desde os anos iniciais da Educação infantil. Ademais, se faz necessário promover, nas instituições escolares, um espaço mais aberto para abordar a educação voltada para as relações étnico-raciais de forma contínua e integrada ao currículo institucional, na qual os/educadores/as estejam constantemente em processo de reflexão crítica sobre sua prática pedagógica.
Descrição: SENA, R. de A. O uso de jogos e brincadeiras de origem africana no processo de ensino e aprendizagem das temáticas étnico-raciais na educação infantil. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24936
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa de Andrade SenaPDF - Raíssa de Andrade Sena823.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito75.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.