Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24959
Título: Autopercepção da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos com relação à necessidade de exodontia
Autor(es): Lacerda, Rayssa Emelly Alves de
Palavras-chave: Odontologia preventiva
Quilombola
Saúde bucal
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: Em um contexto de desigualdade e racismo, as comunidades quilombolas foram formadas em busca de liberdade e de políticas inclusivas. Suas dificuldades em acesso à saúde caracterizam um aspecto de vulnerabilidade, agravando a autopercepção da saúde bucal. A exodontia é o procedimento que mais leva o usuário a procurar as instâncias de saúde pública, como forma de sanar as injúrias dentárias presentes. Entretanto, acabam causando um embate entre a vontade individual e as indicações técnicas e biológicas do dente afetado. Assim, esta pesquisa visa realizar uma análise sobre a autopercepção da comunidade quilombola com relação à necessidade de extração dentária e os diversos fatores que influenciam este indivíduo em optar por um tratamento mais radical. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e analítico com desenho do tipo transversal. A população estudada foi constituída dos usuários com idade entre 18 e 65 anos residentes na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos no município de Alagoa Grande - PB. A amostragem foi do tipo aleatória simples composta por 83 examinados. Conclui-se que a maioria dos pacientes é usuária do serviço público, visitaram o dentista no último ano, 57,3% acreditam ter necessidade de tratamento odontológico, destes 68,1% acreditam necessitar de extração. Em maior número, os examinados ainda acreditam que a realização de um tratamento mais radical (extração dentária) é o mais adequado, tendo como consequências o edentulismo e uma piora na qualidade de vida.
Descrição: LACERDA, Rayssa Emelly Alves de. Autopercepção da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos com relação à necessidade de exodontia. 2021. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24959
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Emelly Alves de Lacerda.pdfPDF - Rayssa Emelly Alves de Lacerda1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito63.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.