Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24972
Título: Abuso sexual de crianças e adolescentes: perfil da vítima e do agressor
Autor(es): Freitas, Rita de Cássia Dantas de
Palavras-chave: Abuso Sexual
Criança
Vítima
Abusador
Perfil
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: O abuso sexual infanto-juvenil é uma das formas de violência mais difíceis de serem prevenidas, provocando impacto físico e psicológico em suas vítimas. No entanto, não obstante, apesar de relevante, o estudo do perfil desses agressores permanece uma lacuna cientifica a ser preenchida. A presente pesquisa faz inicialmente uma explanação sobre o conceito de abuso sexual e pedofilia, verificando as diversas nuances das abordagens e consequências. Para tal, considerando os ramos do Direito, da Medicina e da Psicologia, complementando com representação conceitual tecida por ilustres pensadores de nosso tempo. Foram ainda apresentados os números estatísticos relativos a ocorrências deste delito, tomando como base diversas fontes de dados. A presente pesquisa objetivou traçar o perfil dos abusadores sexuais, das vítimas e do crime, analisando aspectos com base em dados estatísticos. Foi utilizando instrumento de coleta de dados para levantamento de informações em inquéritos policiais na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra a Infância e Juventude, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, ano de 2018. Após a coleta e análise dos dados, foram elencadas as características predominantes do abusador, de suas vítimas e do crime. Os resultados mostraram que os abusadores tinham predominantemente sexo masculino, idade mais avançada, educação elementar, sendo tanto desconhecidos quanto familiares e cometiam o abuso na residência da vítima. As vítimas eram crianças e adolescentes, a maioria meninas, que convivem e tem como principal responsável a mãe. Quanto às características do crime, os abusos eram relatados primeiramente para as mães, destacando que os abusadores procuravam agir quando estavam sozinhos com a vítima, e utilizavam como métodos de abordagem: ameaças, força, uso de pornografia, suborno e ludibriaçao. Tais achados da presente pesquisa oferecem subsídio a um melhor entendimento do crime de abuso sexual, bem como a um melhor planejamento por parte das polícias na prevenção e combate a esta modalidade de violência contra a crianças e adolescentes.
Descrição: FREITAS, Rita de Cassia Dantas de. Abuso sexual de crianças e adolescentes: perfil da vitima e do agressor. 2020. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24972
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia Dantas de FreitasPDF - Rita de Cássia Dantas de Freitas1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.