Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24981
Título: Osteogênese imperfeita e suas implicações na saúde bucal de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Gomes, Albertson Martins
Palavras-chave: Saúde bucal
Genética odontológica
Patologia oral
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: Introdução: A osteogênese imperfeita (OI) é uma série de distúrbios genéticos bastante raros, com uma prevalência de 1:10.000, caracterizada por problemas morfofisiológicos aos ossos, tecido conjuntivo e pode desencadear complicações sistêmicas e pontuais. Dessa forma, este artigo tem como objetivo avaliar a influência da OI no desenvolvimento de alterações orofaciais e suas implicações na qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças e adolescente. Metodologia: Metodologia qualitativa com utilização da base de dados eletrônica U. S. National Library of Medicine (PubMed/NLM), com a busca na chave de pesquisa através de MeSH terms: “Oral health”; “Children”; “Adolescents”; “Osteogenesis imperfecta”. Foi utilizado o sistema de formulário avançado para busca e seleção dos artigos utilizando conector booleano “AND”. Os critérios de elegibilidade foram: artigos publicados na íntegra gratuitamente; artigos publicados em inglês, português e espanhol; case reports/reviews/classical articles sobre o tema; humanos; publicações entre 2000 e 2021. Resultados: A partir da estratégia de busca, foram encontrados 28 trabalhos na íntegra; destes, 07 artigos foram selecionados após aplicação dos critérios de elegibilidade. Não houve artigos duplicados. Com a análise dos artigos, tornou-se evidente a prevalência da OI do tipo I e as alterações estomatognáticas mais frequentes foram má oclusão, taurodontismo, cálculos pulpares, hipodontia, oligodontia, descolorações dentárias e deformações faciais. Conclusão: A OI do tipo I é a mais prevalente e a doença usualmente leva à ocorrência de diversas alterações estomatognáticas, as quais podem exercer impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes, devido ao comprometimento da estética dental e facial, bem como ao prejuízo na funcionalidade dos tecidos afetados. Destaca-se, portanto, o papel dos profissionais da odontologia reveste-se de importância na identificação e manejo desses pacientes, fazendo parte de abordagens multidisciplinares e multiprofissionais.
Descrição: GOMES, Albertson Martins. Osteogênese imperfeita e suas implicações na saúde bucal de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa de literatura. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24981
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albertson Martins Gomes.pdfPDF - Albertson Martins Gomes464.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito87.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.