Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2499
Título: Igreja, Cidade e Patrimônio: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande – PB
Autor(es): Palmeira, Marilândia Barbosa
Palavras-chave: Igreja
Cidade
Patrimônio
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Este estudo busca saber qual a importância da Igreja como patrimônio das cidades, dando ênfase Catedral de Nossa Senhora da Conceição como Igreja e Patrimônio. Especificamente, o referido estudo pretende discursar sobre a evolução da Igreja Cristã ao longo do tempo e sua influência no contexto político e social das cidades, através do processo de estruturação do patrimônio eclesial no mundo, bem como no Brasil; além disso, será realizada uma pesquisa historiográfica sobre o desenvolvimento de Campina Grande mostrando a contribuição da Igreja neste processo e, por fim, mostrar a riqueza do patrimônio histórico-cultural da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e sua importância como bem material e imaterial para a cidade de Campina Grande-PB. Através da pesquisa, constatou-se que a Igreja sempre fez parte do contexto urbano, tendo participações variáveis. No início sofria perseguições que impunham aos seus membros realizarem suas reuniões de forma oculta. Contudo, sua evolução dentro dos diversos períodos históricos mostra que ela teve uma influência direta no desenvolvimento das cidades. Na Idade Média foi considerada a religião oficial do império romano, no qual a tornou poderosa e a partir de então foi construído seu patrimônio através de Igrejas, Mosteiros, Catedrais entre outras obras arquitetônicas que se tornaram monumentos históricos ao longo do tempo. No Brasil, a Igreja veio junto com os colonizadores e participou diretamente no processo de urbanização das cidades, não só realizando serviços religiosos, mas, também, tendo uma influência nos aspectos políticos e sociais de forma contundente e efetiva. Com relação à Campina Grande, foi a partir do surgimento do povoado de Campina Grande, em 1697, que a Igreja, de imediato, tratou de construir uma Capela para realizar as celebrações religiosas e, principalmente, catequizar índios e escravos. Ao longo do tempo, a Igreja sempre teve uma presença marcante em Campina Grande e participou de todas as etapas de desenvolvimento histórico desta cidade. Na evolução da Igreja como templo religioso em Campina Grande, a pequena Capela tornou-se Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e, após algumas reformas arquitetônicas e melhoramento em suas obras de arte-sacra, tornou-se Catedral de Nossa Senhora da Conceição em 1949. Sua rica arquitetura construída no estilo neoclássico tem uma importância não só artística, mas, principalmente cultural; o seu conjunto de arte-sacra mostra não só a beleza esculpida pelo artista, mas, também, se refere aos simbolismos cristãos com um significado sacro de imenso valor.
Descrição: Palmeira, M. B. Igreja, Cidade e Patrimônio: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande – PB. 2011. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2499
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilândia Barbosa Palmeira.pdfMarilândia Barbosa Palmeira2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.