Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24997
Título: Letramento literário como práxis pedagógica: reflexões e implicações na formação leitora
Autor(es): Cavalcante, Mayra Tomaz de Oliveira
Palavras-chave: Letramento literário
Formação leitora
Prática docente
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: O presente artigo objetiva analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, os conceitos de letramento no campo da leitura de textos literários, indicados para serem aplicados no ambiente escolar, durante o percurso da educação básica, mais precisamente na fase inicial do ensino fundamental. Para a ilustração da práxis foi sugerido um modelo de sequência didática, seguindo os pressupostos teóricos de Cosson (2006) aliados as contribuições de Kleiman (1995), Souza (1994) e Soares (2009), por meio da divisão de quatro etapas integrativas: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação. Pretende-se alcançar uma prática literária escolar menos avaliativa e mais sensitiva por meio do letramento literário. Assim, os leitores que experienciarem essa ação poderão ser pessoas críticas e atuantes em seu meio social, não se restringindo apenas à sala de aula, mas que ela possa ser repercutida pelos leitores em formação para além dos muros da escola.
Descrição: CAVALCANTE, M. T. de O. Letramento literário como práxis pedagógica: reflexões e implicações na formação leitora. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24997
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayra Tomaz de Oliveira CavalcantePDF - Mayra Tomaz de Oliveira Cavalcante341.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito175.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.