Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24999
Título: | O ensino de speaking no curso de Letras-Inglês: concepções sobre a prática docente universitária |
Autor(es): | Oliveira, Josiane Fernandes de |
Palavras-chave: | Speaking Língua inglesa Professor universitário Ensino superior |
Data do documento: | 5-Out-2021 |
Resumo: | O presente trabalho pretende investigar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, em especial a habilidade de speaking, no Ensino Superior, no curso de Letras-Inglês, campus III, da Universidade Estadual da Paraíba sob a percepção do docente universitário que medeia o processo de ensino e aprendizagem durante suas aulas. Dessa forma, buscamos analisar como os professores percebem e avaliam suas práticas docentes de forma a contribuir para a formação inicial dos graduandos através de suas metodologias e atividades trabalhadas em sala de aula e os desafios de se ensinar Língua Inglesa, em especial o desenvolvimento da habilidade de speaking, uma vez que os alunos fazem parte de turmas heterogêneas e que possuem diferentes níveis de domínio da língua fazendo com que o professor universitário perceba e leve em consideração essas diferenças. Como aporte teórico, nos embasamos em autores como Hinkel (2006), Harmer (2007) e Canale e Swain (1980), que abordam a importância do aprendizado do speaking e a competência comunicativa, além de Pimenta (1999) e Paiva (2003) que discorrem sobre a formação inicial. Dessa forma, através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, esta pesquisa foi aplicada aos professores universitários que lecionam Língua Inglesa no curso de licenciatura de Letras-Inglês na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III. Como instrumento de análise, foi aplicado um questionário com 7 perguntas, realizado através do google forms, para 8 professores que fazem parte do quadro de professores do curso. Como resultado, obtivemos a percepção dos professores universitários sobre suas práticas docentes bem como suas participações no desenvolvimento do speaking dos alunos. |
Descrição: | OLIVEIRA, J. F. de. O ensino de speaking no curso de Letras-Inglês: concepções sobre a prática docente universitária. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24999 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josiane Fernandes de Oliveira | PDF - Josiane Fernandes de Oliveira | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 66.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.