Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25001
Título: Fundação, ascensão e falência da Usina Tanques S/A em Alagoa Grande/PB: as visões do cidadão alagoagrandense
Autor(es): Silva, Wamberto da Luz
Palavras-chave: Usina Tanques S/A
Produção canavieira
Assentamento rural
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: A economia do Brasil viveu vários ciclos ao longo de sua história e muitos produtos, considerados pioneiros da economia do país, deixaram relevantes mudanças e transformações sociais e econômicas. Para tanto, o presente trabalho tem como objeto de estudo a antiga Usina Tanques S/A, localizada no município de Alagoa Grande/PB, a partir de um recorte sobre a fundação, ascensão e falência da Usina Tanques S/A em Alagoa Grande/ PB e as diversas visões do cidadão alagoagrandense. Efetuou-se uma revisão bibliográfica procurando seguir o caráter qualitativo da pesquisa, fazendo-se uma reflexão em torno da Usina Tanques S/A, sua função social e econômica até a sua área territorial ser transformada no Projeto de Assentamento (PA) Nova Margarida. Assim, realizamos entrevistas com algumas pessoas que, de modo direto ou indireto, vivenciaram o momento de funcionamento desta usina. Ao realizar um histórico da cultura da cana de açúcar em nível nacional, estadual e municipal, ficou evidenciado que a expansão da cana de açúcar foi marcante na economia local, período em que a referida empresa funcionava. Pudemos verificar, que, aos olhos de alguns cidadãos alagoagrandenses, a Usina Tanques S/A proporcionou para o município, um período próspero trazendo-lhes uma saudosa nostalgia. Por outro lado, foi possível vislumbrar que parte considerável dos trabalhadores que foram prejudicados com a falência desta usina, puderam, por meios legais, tomar posse das terras da referida empresa, com a criação do Assentamento Nova Margarida, o que possibilitou novos meios para a sobrevivência e dignidade daqueles que ali vivem.
Descrição: SILVA, W. da L. Fundação, ascensão e falência da Usina Tanques S/A em Alagoa Grande/PB: as visões do cidadão alagoagrandense. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25001
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wamberto da Luz SilvaPDF - Wamberto da Luz Silva1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito165.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.