Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25007
Título: Prevalência de doenças em corais escleractíneos no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (Paraíba, NE Brasil)
Autor(es): Brito, Maria Juciliara Francelino
Palavras-chave: Recifes de corais
Banda vermelha
Mudanças climáticas
Data do documento: 24-Fev-2021
Resumo: Os recifes de corais são importantes para a produtividade marinha, influenciando na pesca, turismo, e no desenvolvimento dos organismos marinhos. Impactos como mudanças climáticas, poluição, pesca predatória, doenças e branqueamento, são os maiores problemas enfrentados pelos corais. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a prevalência de doenças em corais escleractíneos no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (PEMAV), e outros possíveis danos. A coleta de dados ocorreu através de mergulho livre entre os meses de fevereiro e maio de 2019, onde foram dispostos aleatoriamente 24 transectos em uma área de 240m². As correlações entre prevalência e temperatura, prevalência e salinidade, e temperatura e índice de branqueamento e mortalidade (BMI), foram feitas no Past3, sendo a correlação Linear r (Pearson) com P<0,05. Foram encontradas 1100 colônias de Siderastrea stellata, 81 de Favia gravida, e três de Porites astreoides. As duas primeiras são mais abundantes devido a capacidade de adaptação e ampla distribuição no Brasil. Em relação a cobertura bentônica, o tipo de substrato mais registrado foi o cascalho com 55% (n=504), seguida de alga 33%, areia 10%, e coral 2%. Dentre as colônias, 887 são adultas e 297 são recrutas. 69% das colônias não apresentaram dano ou doença, 20% possuíam algum de dano, 10% estavam doentes, e 1% exibia dano e doença. O crescimento algal foi o dano mais comum com representatividade de 63% (n=239), seguido de sedimentação (59%) e despigmentação (13%). A doença banda vermelha, que tem uma rápida progressão da perda de tecido, teve 45% de ocorrência (n=119), seguida da síndrome branca (38%), praga branca (14%), pontos negros (3%) e banda branca (1%). As temperaturas mais altas (31°C) ocorreram em fevereiro e março, e as mais baixas (27ºC) em maio. Fevereiro também registrou a menor salinidade (34), as mais altas (45) foram em março, abril e maio. Todas as análises de correlações foram não significativas (com P>0,05). As maiores prevalências foram no mês de maio, apesar das altas temperaturas aumentarem a susceptibilidade a doenças, maio não registrou as maiores temperaturas. O maior BMI geral foi de 19, sendo um valor baixo, pois a maioria das colônias estavam saudáveis. Devido às mudanças climáticas frequentes, os corais estão em perigo, mesmo com suas adaptações, eles não têm tempo de se recuperar, sofrendo surtos de doenças e branqueamentos. O presente projeto disponibiliza dados e informações para estudos futuros, podendo ser aplicados na conservação dos recifes coralíneos.
Descrição: BRITO, Maria Juciliara Francelino. Prevalência de doenças em corais escleractíneos no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (Paraíba, NE Brasil). 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25007
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Juciliara Francelino BritoPDF - Maria Juciliara Francelino Brito1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito160.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.