Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2501
Título: O arquétipo do grande feminino nos contos "vasalisa" e "a viagem de chihiro"
Autor(es): Laurentino, Nadja Pereira
Palavras-chave: Contos de fada
Grande feminino
Psicologia analítica
Analise literária
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O objetivo do presente trabalho é fornecer uma análise comparativa através do confronto dos símbolos arquetípicos associados ao Grande Feminino, presentes no conto de fada de tradição popular russa, chamado “Vasalisa”e um anime japonês considerado um conto de fada moderno, intitulado “A Viagem de Chihiro”, de autoria de Hayao Miyazaki. Para a realização desta análise, recorremos às bases teóricas da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, mais conhecida como psicologia junguiana, a qual nos deu subsídios para verificar a influência do arquétipo da Grande Mãe na jornada de transformação ou individuação das personagens centrais. Lançamos um olhar especial ao pólo negativo do Grande Feminino, pois o mesmo se destaca como principal agente dessa jornada de transformação. A análise nos mostrou o quanto é importante resgatar os contos de fada e incorporar a psicologia junguiana nesses estudos, pois assim temos um meio eficaz de entender nossos conflitos interiores através dos elementos arquetípicos do inconsciente de suas personagens.
Descrição: Laurentino, N. P. O arquétipo do grande feminino nos contos "vasalisa" e "a viagem de chihiro". 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2501
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nadja Pereira Laurentino.pdfNadja Pereira Laurentino1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.