Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25012
Título: Uma análise do método IFBD para dimensionamento sísmico de estruturas metálicas
Autor(es): Dias, Julio
Palavras-chave: Engenharia estrutural
Análise estrutural
Estrutura metálica
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: Dentro da engenharia estrutural, o estudo de dimensionamento sísmico é importante para garantir uma estrutura cada vez mais rígida, com objetivo a evitar um colapso ou danos estruturais que podem causar a perda de vidas. Neste trabalho são discutidos dois métodos para o dimensionamento sísmico de estruturas metálicas de ligações rígida por um pórtico, a saber, o método previsto no Eurocódigo 8 e o método de Improved Force Based-Design (IFBD) recentemente proposto por Castro, Villani e Elghazouli (2009). Após uma breve descrição dos trabalhos científicos publicados neste campo, este trabalho enfoca o projeto de três configurações estruturais: dois andares, quatro andares e seis andares, que são afetadas por várias intensidades sísmicas (ag = 0,15g, ag = 0,3g e ag = 0,5g). Além de comparar as soluções obtidas no projeto, também são feitas comparações ao nível do aço associado a cada solução. A simplicidade da estrutura considerada permite compreender os principais fenômenos que conduziram aos resultados obtidos e entender as razões das limitações associadas ao método proposto no Código Europeu 8.
Descrição: Dias, Julio. Uma análise do método IFBD para dimensionamento sísmico de estruturas metálicas. 2021. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25012
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julio Dias.pdfPDF - Julio Dias1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito67.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.